– Não tenho palavras para expressar minha gratidão. É incrível estar aqui hoje, 25 anos depois, recordando um momento tão crucial para nós, para nosso clube, para o basquete brasileiro. Rever amigos, encontrar essa garotada, recordar aquele jogo… Tudo isso é extremamente especial – afirmou o emocionado Vargas, dominicano selecionado pelo Dallas Mavericks em 1988.
– Até então, apenas tínhamos visto times europeus atuando na pré-temporada. Poder competir aqueles jogos com a camisa do Flamengo foi não somente uma vitória, mas também um sonho realizado. Quando retornei, em uma entrevista, mencionei que gostaria que todos os clubes do país tivessem a oportunidade de viver aquela experiência. Foi muito gratificante. Vivemos por alguns dias a sensação de fazer parte do mundo da NBA – disse Marcelinho.
O Vasco da Gama, campeão brasileiro, estreou no McDonald’s Championship, em Milão (Itália), derrotando o Adelaide 36ers (Austrália) por 90 a 79, avançando para a semifinal, onde enfrentou o robusto Zalgiris Kaunas (Lituânia). Os cruzmaltinos venceram os lituanos por 92 a 86 e foram para a final contra o San Antonio Spurs, liderado pelas lendas Tim Duncan e David Robinson. Apesar da derrota (103 a 68), o ‘Gigante da Colina’ celebra o resultado como o de ‘campeão do resto do mundo’.
– Esse reconhecimento não tem valor. Já se passaram 25 anos e muitos talvez nem tenham ideia do quão significativo foi aquele jogo para o basquete brasileiro. Relembrar aquele campeonato, aquela campanha, a força daquele time é algo que nos enche de orgulho. Perdemos para o campeão da NBA em um torneio de altíssimo nível… Portanto, somos os ‘campeões do resto do mundo’. Agradeço à NBA por nos permitir reviver aquele momento tão especial – enfatizou Sandro.
– Enfrentar equipes da NBA foi como um sonho. Um sonho que nem conseguíamos imaginar, pois era algo tão distante. Tive a chance de jogar naquele duelo contra o Suns e em mais algumas partidas contra times da NBA. Todo jogador deveria ter a oportunidade de viver essa experiência. São 10 anos de um jogo que me marcou profundamente e é bom estar aqui hoje lembrando a importância daquele confronto para o nosso basquete – declarou Olivinha.
O Flamengo fez sua viagem aos Estados Unidos como campeão da Copa Intercontinental, poucos dias após vencer o Maccabi Tel Aviv, campeão europeu, no Rio de Janeiro. Na agenda, três embates: Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies. No Arizona, o jogo que entrou para a história, o primeiro time brasileiro a competir na pré-temporada nos EUA. Após essa turnê de 2014, o Flamengo ainda se enfrentou com o Orlando no Rio de Janeiro, em 2015, e duas outras vezes na Flórida, em 2018 e no ano passado.
Fonte: Surto Olímpico
Foto: Alexandre Loureiro
Conversa da torcida
Sua opinião ajuda a fortalecer a torcida. Vale comentário curto, reação rápida ou até GIF.
Comente com a torcida
Entre para participar da conversa.
Seu e-mail fica privado
Seu e-mail não aparece publicamente. Ele é usado apenas para identificar seu comentário e, se necessário, contato do site.
Entre para comentar com seu avatar. Você volta para este post automaticamente.
Crie sua conta em segundos. Você volta para este post automaticamente.
Torcida falando agora
Comentários recentes da comunidade em outras notícias e espaços do MeuVasco.