Um dos craques que teve a honra de dividir o vestiário com Bismarck foi Edmundo, um atacante que fez história com várias passagens por São Januário e se tornou um dos maiores ídolos do clube.
No entanto, a trajetória de Edmundo poderia ter tomado um rumo completamente diferente. E a responsabilidade por essa mudança é de Bismarck.
Durante o programa, o ex-jogador relatou como seu pai ajudou Edmundo a deixar o Botafogo e a se juntar ao Vasco.
“Sabe quem convenceu o Edmundo a ir para o Vasco? Meu pai. Quando ele foi dispensado do Botafogo, a mãe dele, que era vizinha do meu pai, foi até ele e disse: ‘Seu Faria, o Edmundo ficou sem clube. Poderia levá-lo para o Vasco?’. Meu pai, na hora: ‘Com certeza!'”, revelou Bismarck.
“Então, ele conversou com Isaias Tinoco, o gerente do futebol amador, e com o senhor Darcy Peixoto, que era o diretor”, continuou o ex-meia.
“É uma história interessante. Ele (Edmundo) começou no time júnior em 1991 e logo impressionou. Tem um jogo que o Bruno (Mazzeo) deve lembrar, em que ele passou por todo o time do Botafogo no sub-20. A partir daí, começaram a falar dele. Um ano e meio depois, ele foi vendido para a Parmalat por 5 milhões de dólares e fez história no Palmeiras”, completou.
Edmundo acumulou, ao longo de cinco passagens pelo Vasco, um total de 243 partidas e 135 gols. Seu período mais icônico no clube ocorreu entre 1996 e 1997, quando foi o grande destaque na conquista do título brasileiro, antes de se transferir para a Fiorentina.
Edmundo em ação durante Vasco x Palmeiras, final do Brasileirão de 1997 – Foto: Gazeta Press
Fonte: ESPN