Fábio Carille tem seguido uma rotina intensa no CT Moacyr Barbosa desde o encerramento do Campeonato Carioca, concentrando-se em planejamento, treinamento e avaliações. No dia 30 de março, os torcedores do Vasco poderão ver sua equipe em ação novamente após um hiato de 21 dias. Esse período livre é crucial para preparar o time para a sequência de jogos que incluirá o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Em uma entrevista exclusiva ao ge, o técnico enfatizou que suas prioridades abrangem as três competições.
“Quero conquistar as três competições, que são bastante valorizadas atualmente,” afirmou Carille.
— O Brasileirão sempre teve seu prestígio, mas a Copa do Brasil se tornou enorme, não apenas em termos técnicos, mas também financeiramente. E a Sul-Americana, embora seja inferior à Libertadores, também é uma competição relevante. Essas são três frentes que levaremos muito a sério e para as quais trabalharemos com foco.
O treinador reconhece que as maiores chances do Vasco em termos de títulos estão nas competições de formato eliminatório. Após a semifinal da Copa do Brasil no ano passado, o foco é interromper o jejum de conquistas com a vitória na Copa Sul-Americana. Carille planeja uma abordagem jogo a jogo, mas ressalta que não há espaço para erros nesses torneios.
— Embora a Copa do Brasil e a Sul-Americana tenham menos jogos, ambos são eliminatórios. No Brasileirão, é possível cometer erros e ainda ser campeão. Já na Sul-Americana e na Copa do Brasil, não dá para vacilar. Percebemos claro isso com o Corinthians, que teve um desempenho fraco fora e não conseguiu reverter em casa. A seriedade é fundamental em todas as competições, sempre priorizando o próximo jogo.
Embora Carille tenha notado uma trajetória positiva na campanha do Vasco no último Brasileirão, ele se mostra cauteloso ao definir metas específicas. O técnico tem avaliado os novos jogadores e aproveitado o tempo de treinamento para integrá-los ao elenco, preferindo adotar uma postura cuidadosa em relação às expectativas.
— A fixação de metas pode desviar o foco. Sabemos onde queremos chegar, mas vou esperar o início do campeonato e ver como os novos jogadores se adaptam e o rendimento da equipe.
Ele destacou que o trabalho defensivo, especialmente na pressão sobre o adversário, tem sido uma prioridade durante esse período sem partidas. Em alguns clássicos, a equipe apresentou dificuldades em manter a organização defensiva. A construção das jogadas também foi um aspecto que necessitou de melhorias.
— Trabalhamos intensamente na pressão, que nem sempre foi eficiente. Times de qualidade conseguiram sair jogando com facilidade. Também estamos focando na saída de bola — estamos ajustando as trocas de jogadores durante a partida para aumentar nosso controle em campo adversário.
Para os objetivos do Vasco até pelo menos a janela de transferências de meio de ano, Carille afirma que não vê a necessidade de novos reforços, conforme mencionado anteriormente.
Além das contratações realizadas, o técnico contará com o retorno de Adson e Estrella para o Brasileirão. Coutinho e Tchê Tchê, que estavam lesionados no final do Carioca, também devem estar prontos para a estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para o dia 30, contra o Santos.
O técnico ressaltou a importância da boa comunicação entre a comissão técnica e os departamentos médico e físico para evitar o desgaste excessivo de jogadores com histórico de lesões, como Coutinho e Payet. O objetivo é mantê-los disponíveis o maior tempo possível.
— É essencial estar em constante contato com o departamento médico e físico. É preferível que um jogador fique fora de uma partida a arriscar perder por um mês. Em um mês, perdemos de oito a nove jogos — recordou ele.
Coutinho é parte fundamental dos planos do Vasco, e o clube busca estender o empréstimo do meia do Aston Villa. Já a situação de Payet parece incerta em relação a um possível futuro no time. Quando questionado sobre a renovação da dupla, Carille afirmou que essa decisão pertence ao planejamento do clube.
— Vamos aguardar. Tecnicamente, sim, mas precisamos considerar fatores financeiros e outros aspectos do clube. Temos ainda alguns meses, e essa conversa não ocorreu, mas é prudente esperar e avaliar o que é melhor para todos.
O Vasco fará sua estreia no Campeonato Brasileiro no dia 30 de março, enfrentando o Santos às 18h30, em São Januário, o que marcará o reencontro de Carille com o time que dirigiu na Série B no ano anterior. O adversário pode contar com Neymar, que está se recuperando de uma lesão. Carille prefere que o astro esteja em campo.
— Sempre é melhor enfrentar o time completo. Se vencemos sem o Neymar, é porque ele não estava. Vamos nos esforçar para derrotar o Santos, independentemente de quem estiver jogando. Estou animado para ver jogadores de alto nível voltando. Espero que todos estejam em excelente forma para que possamos realizar um grande jogo.
Fonte: ge

Conversa da torcida
Sua opinião ajuda a fortalecer a torcida. Vale comentário curto, reação rápida ou até GIF.
Comente com a torcida
Entre para participar da conversa.
Seu e-mail fica privado
Seu e-mail não aparece publicamente. Ele é usado apenas para identificar seu comentário e, se necessário, contato do site.
Entre para comentar com seu avatar. Você volta para este post automaticamente.
Crie sua conta em segundos. Você volta para este post automaticamente.
Torcida falando agora
Comentários recentes da comunidade em outras notícias e espaços do MeuVasco.