O Vasco da Gama praticamente fechou seu elenco para o restante da temporada e a luta contra o rebaixamento com o término da janela de transferências. Com mais chegadas do que saídas e foco no setor ofensivo, o clube acredita que os novos contratados podem resolver a falta de gols e guiar o time de volta às vitórias.
Em 16 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, o clube da colina marcou apenas 12 gols. Para fortalecer o setor ofensivo e substituir as saídas de Pedro Raul, Eguinaldo e Rwan, o cruzmaltino contratou os meias Bruno Praxedes e Paulinho Paula, e os atacantes Serginho, Sebastián Ferreira e Pablo Vegetti, além do retorno de Rossi, que jogou pelo clube em 2019.
Apesar de não terem atendido às expectativas dos torcedores e do que foi prometido pela 777 Partners, que detém 70% da SAF vascaína, a maioria dos jogadores chega com a desconfiança da torcida e precisará apresentar um desempenho superior ao das temporadas recentes para serem de fato considerados reforços.
Apenas considerando o desempenho das temporadas 2022 e 2023, destaca-se o atacante Pablo Vegetti, que marcou 30 gols nas últimas duas temporadas, sendo 13 neste ano. O atacante paraguaio Sebastián Ferreira marcou 14 gols em 2022, mas ainda não marcou na atual temporada.
Para efeitos de comparação, Pedro Raul, atualmente no Toluca-MEX, que foi questionado pela torcida durante sua passagem, marcou 9 gols em 2023 pelo Vasco, com uma média de 0,33 gol por jogo na carreira. Esse número é inferior tanto à média de Sebastián Ferreira, com 0,38 gol por jogo na carreira, quanto à média de Pablo Vegetti, com 0,40 gol por jogo na carreira.
Mesmo com o fim da janela de transferências, o Vasco ainda está negociando com o atacante brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa. Como o jogador está livre no mercado, ele ainda pode ser inscrito na competição nacional mesmo com a janela de transferências já fechada.
O Vasco da Gama retorna aos gramados no domingo (6), às 16h, em São Januário, para enfrentar o Grêmio. Apesar de ter nomes pouco conhecidos pela torcida, esses jogadores mostraram em suas carreiras que podem fortalecer o elenco.
Números na Carreira:
Pablo Vegetti:
243 jogos e 98 gols.
Sebastián Ferreira:
203 jogos e 78 gols.
Serginho:
223 jogos e 36 gols.
Rossi:
238 jogos e 31 gols.
Paulinho:
147 jogos e 14 gols.
Bruno Praxedes:
124 jogos e 9 gols.
*Números obtidos através do TransferMarket..
Fonte: Esportes News Mundo