Cruzeiro contra Vasco: Matheus Pereira e Payet buscam corresponder às expectativas das torcidas

Meias foram contratados por Cruzeiro e Vasco da Gama na última janela de transferências para serem referência de suas respectivas equipes.

Jogando a Série A do Brasileirão depois de terem passado pelo período na Série B em 2022, Cruzeiro e Vasco se enfrentarão nesta quarta-feira (22), no Mineirão, às 19h, em um jogo adiado da 33ª rodada. Ambas as equipes chegaram ao campeonato nacional com elencos mais modestos do que parte de seus oponentes, e por isso, entre outros motivos, lutam para escapar do novo rebaixamento na competição. A fim de elevar o nível das equipes, as respectivas diretorias fizeram grandes apostas em dois jogadores durante a janela de transferências do meio da temporada: Matheus Pereira e Dimitri Payet.

Pouco conhecido no futebol brasileiro, mas com momentos destacados na Europa, Matheus Pereira, de 27 anos, natural de Belo Horizonte e torcedor do Cruzeiro, chegou ao clube como a principal contratação para 2023, sendo a esperança de dias melhores para o time. Ele estava atuando pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas perdeu espaço com a chegada de grandes craques do futebol mundial, como o também brasileiro Neymar, e foi emprestado à sua equipe do coração.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O francês Dimitri Payet, por sua vez, é um nome mais reconhecido no mundo do futebol, especialmente devido à sua longa carreira, com passagens marcantes por times como Olympique de Marseille (FRA) e West Ham (ING), além da seleção francesa. Ele assinou com o Vasco após ficar sem clube ao término de seu contrato com o Marseille.

Adaptação gradual da dupla

Apesar das expectativas depositadas sobre os atletas, o desempenho da dupla não tem sido extraordinário, especialmente se comparado com o de alguns destaques da atual edição do Brasileirão. No entanto, essa situação não é surpreendente e é comum que jogadores demorem a se adaptar ao futebol brasileiro após períodos prolongados no exterior, o que se acentua no caso de Matheus Pereira e Payet, visto que a dupla nunca atuou profissionalmente no país. O brasileiro deixou o país ainda na adolescência para jogar em Portugal, enquanto o francês fez toda a sua carreira na Europa.

Podemos mencionar alguns jogadores que demoraram a encontrar seu melhor futebol no Brasil após passarem muito tempo no exterior. No início da década de 2010, Ronaldinho Gaúcho chegou ao Brasil para defender o Flamengo, porém, após um período de grande irregularidade, o meia, que havia conquistado duas Bolas de Ouro enquanto estava no Barcelona, só veio a brilhar um ano depois, no Atlético-MG. Everton Ribeiro foi outro que demorou algumas temporadas para alcançar seu auge no Flamengo. Hulk e Paulinho, craques do atual elenco do Atlético, foram amplamente criticados logo após suas respectivas chegadas ao clube e precisaram de um tempo para engrenar.

Esses são apenas alguns exemplos, mas situações desse tipo são comuns no futebol brasileiro e, sem a dupla ter disputado uma pré-temporada após períodos prolongados de inatividade, é natural que enfrentem dificuldades de adaptação ao chegarem a uma nova liga, especialmente em sua segunda metade, com muitos jogadores no auge físico. Ainda assim, em determinados momentos, foi possível vislumbrar o que tanto Matheus Pereira quanto Dimitri Payet podem oferecer a seus clubes, especialmente tendo em vista o próximo ano.

Desafios de Matheus Pereira em sua chegada

Após uma longa negociação, Matheus Pereira ingressou no Cruzeiro no final de julho, porém, teve o infortúnio de se lesionar logo em sua segunda partida pela equipe, a primeira como titular. O jogador, que utiliza a camisa 96, vinha demonstrando qualidade quando teve que parar por quase três meses devido a lesões no joelho. Os poucos jogos disputados na temporada, somados à ausência de pré-temporada, cobraram seu preço e, somando-se ao período inativo, continuam a impactar em seu rendimento. Além disso, é importante ressaltar que o atleta teve três treinadores diferentes em menos de quatro meses de clube.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde que chegou ao Vasco, Payet acumulou:

  • 12 jogos (5 como titular)
  • 48 minutos por jogo
  • 2 gols
  • 1 assistência
  • 1 grande chance perdida
  • 3 grandes chances criadas
  • 0.9 passes decisivos por jogo
  • 0.7 finalizações por jogo
  • 79% de acerto no passe
  • 0.9 dribles certos por jogo (33% de acerto)
  • 1.9 bolas recuperadas por jogo
  • 10.3 perdas de posse por jogo

Cruzeiro anuncia aquisição do atacante Fernando

O Cruzeiro fechou a compra, em definitivo, do atacante Fernando, artilheiro da base celeste em 2023 com 26 gols. O jogador, que atua pelos lados, pertencia ao Água Santa, de São Paulo, e estava emprestado ao time celeste. Ele disputou uma partida pelo time profissional da Raposa, tendo entrado nos minutos finais da derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no Mineirão, no último dia 19 de outubro.

Fonte: Trivela


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.