Com quatro jogadores convocados na Data FIFA, Fernando Diniz está considerando mudanças no time titular para a partida contra o Grêmio, agendada para esta quarta-feira em Porto Alegre. Thiago Mendes surge como uma das alternativas e vê uma oportunidade de retornar aos onze iniciais após quase três meses, formando dupla com Barros.
A última – e única – vez que o volante iniciou uma partida pelo Vasco foi na derrota por 2 a 0 para o Juventude, em 20 de agosto, pela 14ª rodada do Brasileirão. Desde então, o jogador de 33 anos participou apenas de momentos finais em dois clássicos contra o Botafogo.
Thiago Mendes em ação pelo Vasco — Foto: Marlon Costa/AGIF
Apesar das grandes expectativas após sua contratação, Thiago Mendes enfrentou problemas físicos em seus primeiros meses no Vasco, permitindo que outros jogadores, como Barros, se consolidassem no time titular. Barros, que retornou de empréstimo do América-MG, tornou-se uma peça essencial no esquema de Fernando Diniz.
Com Paulo Henrique, Puma Rodríguez, Carlos Cuesta e Andrés Gómez convocados para suas seleções durante a Data FIFA, o treinador busca alternativas para montar a defesa e o meio-campo para o embate desta quarta-feira.
Uma das soluções mais prováveis é o retorno de Hugo Moura à zaga, substituindo Cuesta, que foi titular na vitória da Colômbia sobre a Nova Zelândia por 2 a 1. Na última vez que Cuesta esteve ausente, Diniz escalou o Vasco com o jogador improvisado na zaga, ao lado de Robert Renan, no confronto contra o Vitória, em São Januário, em 5 de outubro.
Como não contará com os dois laterais direitos de ofício, a tendência é que Tchê Tchê também atue improvisado na posição. Assim, uma vaga entre os volantes pode ser aberta para Thiago Mendes, que ainda busca uma chance para se firmar na equipe. O volante, que foi o primeiro reforço a chegar ao Vasco na última janela de transferências, participou de apenas oito partidas, tendo iniciado uma delas.
O clube também analisará a carga de minutos jogados por cada atleta convocado. No primeiro amistoso desta Data FIFA, apenas Cuesta teve a oportunidade de entrar em campo entre os quatro jogadores chamados. O zagueiro colombiano chegou a preocupar a torcida após levar um pisão no braço no primeiro tempo e foi substituído no intervalo.
A seleção brasileira de Paulo Henrique enfrenta a Tunísia nesta terça-feira, em Lille, na França, às 16h30 (horário de Brasília), e Wesley deve começar como titular na lateral direita. Já a Colômbia de Cuesta e Andrés Gómez joga contra a Austrália, também na terça-feira, em Nova York, enquanto o Uruguai de Puma enfrenta os Estados Unidos no mesmo dia, às 21h (de Brasília).
Grêmio e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, com o time de Fernando Diniz ocupando a 11ª posição, somando 42 pontos.
Fonte: ge







