Além da rivalidade natural entre os times, o clássico deste sábado, entre Fluminense e Vasco, possui um significado especial. A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro do Fluminense com o técnico Fernando Diniz, atualmente no comando do rival, quase um ano após sua saída em junho do ano passado. Desde então, tanto o treinador quanto a equipe têm buscado se recuperar após o término do relacionamento, sem grandes conquistas até o momento.
O Fluminense e Fernando Diniz compartilharam momentos marcantes recentemente: juntos, conquistaram o Campeonato Carioca de 2023 em uma virada memorável sobre o Flamengo, finalizando com um goleada de 4 a 1. Também venceram a Conmebol Libertadores naquele ano, além de terem conquistado a Recopa Sul-Americana no ano anterior.
Entretanto, a relação de Diniz com o Fluminense teve um fim tumultuado em junho do ano passado. Após uma série de resultados decepcionantes no Campeonato Brasileiro, onde o time permaneceu na última posição, o treinador foi dispensado em junho de 2024. Sua passagem pelo clube ficou marcada pelos títulos, mas também por um final frustrante.
Após deixar o Fluminense, Diniz foi para o Cruzeiro, onde teve a oportunidade de encarar seu ex-clube em 2024, sofrendo uma derrota por 1 a 0, com gol de Arias, em uma partida do Brasileiro. No comando do Cruzeiro, o técnico não teve muito sucesso, foi vice-campeão da Sul-Americana, mas não conseguiu estabelecer um bom desempenho e acabou demitido devido a críticas constantes.
Por sua vez, o Fluminense também teve dificuldades após a saída de Diniz, acumulando eliminações nas competições da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil, e terminando como vice-campeão carioca. O principal destaque foi a luta para evitar o rebaixamento, conseguindo a permanência na última rodada do Campeonato Brasileiro, depois de estar entre os últimos colocados durante a competição.
Novos caminhos
Em maio deste ano, Diniz assumiu o Vasco, buscando reverter uma fase ruim da equipe, que estava sem vitórias há sete partidas e enfrentava dificuldades tanto no Brasileiro quanto na Sul-Americana. Seu contrato com o clube vai até o final de 2026. Até agora, o treinador teve um início misto: perdeu para o Lanús por 1 a 0, venceu o Fortaleza por 3 a 0 e avançou na Copa do Brasil nos pênaltis contra o Operário.
Enquanto Diniz está em seu segundo trabalho desde a saída do Fluminense, o Tricolor passou por duas mudanças de técnicos: Mano Menezes, que conseguiu evitar o rebaixamento, mas foi demitido neste ano devido a resultados insatisfatórios e questões de relacionamento. Agora, Renato Gaúcho ocupa o cargo desde 3 de abril.
Sob o comando de Renato, o Fluminense tem mostrado oscilações em seu desempenho. Atualmente, a equipe ocupa a sétima posição no Brasileirão, com 14 pontos, caindo na tabela após uma fase inicial promissora. O clube avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil e está em uma posição que lhe permite se classificar na fase de grupos da Sul-Americana.
“Eu acabei por sair muito mexido, muita coisa aconteceu naquele aquele momento e confesso que demorei um pouco para me refazer.”
— Diniz, em entrevista ao Abre Aspas do ge em abril
Quem leva a melhor?
Agora, Diniz voltará ao Maracanã como treinador do Vasco para enfrentar o Fluminense pela segunda vez desde sua saída, no mesmo local onde conquistou os três títulos mais significativos de sua carreira. O clássico está programado para às 18h30, com transmissão pelo Premiere.
Fonte: ge