Durante a nota, a diretoria do Flamengo fez elogios à CBF. O clube “exalta a decisão tomada” pela entidade e afirma que a consulta às equipes foi “imparcial, justa e democrática”. De acordo com o Rubro-Negro, uma “solução alternativa” proposta pelo Vasco em resposta à CBF resultou em um cenário favorável para Flamengo e Atlético-MG, que solicitaram a mudança das datas. Confira a parte abaixo:
– A CBF, de forma imparcial, justa e democrática, perguntou aos quatro clubes que disputarão as semifinais da Copa do Brasil 2024 sobre a troca na tabela, tendo Flamengo e Atlético Mineiro concordado, enquanto Corinthians discordou e Vasco apresentou uma proposta diferente da que estava em votação, o que gerou a concordância da maioria dos envolvidos (2 votos a 1) – diz um trecho da nota.
A diretoria do Flamengo classifica como “sem fundamento” os pedidos feitos por Vasco e Corinthians ao STJD. Estes dois clubes se opõem à mudança promovida pela CBF.
– Infelizmente, o que se observa é que os clubes mencionados se sentiram prejudicados por não poderem enfrentar uma etapa decisiva da Copa do Brasil contra adversários que estão totalmente desfalcados de seus principais jogadores, devido a convocações que são obrigatórias pelos clubes. Vale lembrar que Vasco e Corinthians não apontam um único dano a suas equipes, mas apenas o fato de que seus oponentes não serão mais prejudicados pelos desfalques, valorizando assim a competição – expressa o Flamengo.
As semifinais da Copa do Brasil começam a ser disputadas nesta quarta-feira. O Atlético-MG recebe o Vasco na Arena MRV, e a bola rola às 19h15 (horário de Brasília). Às 21h30, no Maracanã, Flamengo e Corinthians se enfrentam.
Confira a nota na íntegra:
“O Clube de Regatas do Flamengo (“Flamengo”) vem, diante da notícia de que o Vasco da Gama SAF (“Vasco”) e o Sport Club Corinthians Paulista (“Corinthians”) decidiram recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (“STJD”) contra a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (“CBF”) de inverter a data das partidas de volta da fase semifinal da Copa do Brasil em relação às partidas da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, manifestar-se, publicamente, nos seguintes termos:
1. Inicialmente, é lamentável que Vasco e Corinthians tentem usar a Justiça Desportiva para distorcer sua função e buscar benefício próprio, em total desprezo ao princípio da igualdade e condições justas que devem reger as competições;
2. Como é de conhecimento geral, considerando a Data FIFA (07 a 15 de outubro), diversos jogadores dos semifinalistas irão disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo e só retornarão às suas equipes entre os dias 16 e 17 de outubro, coincidentemente na data das semifinais da Copa do Brasil. Assim, a inversão das datas não apenas favorece o equilíbrio das competições, como também a igualdade entre os participantes, garantindo um espetáculo à altura da fase decisiva de uma competição eliminatória, que certamente atrairá mais audiência, aumento na arrecadação de bilheteira e maior interesse dos patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão.
3. Infelizmente, o que se observa é que os clubes mencionados se sentiram prejudicados por não poder enfrentar uma fase decisiva da Copa do Brasil contra adversários que estarão desfalcados de seus principais atletas, devido a convocações que devem ser atendidas obrigatoriamente pelos Clubes. Nota-se que Vasco e Corinthians não destacam um único prejuízo a suas equipes, mas apenas que seus concorrentes não serão mais prejudicados pelos desfalques, o que valoriza a competição.
4. Com todo o respeito ao Vasco e ao Corinthians, os pedidos direcionados ao STJD se mostram improcedentes, pois não suportam uma simples análise do Regulamento Geral de Competições 2024 (art. 5º, inciso I) e do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 (art. 39, §1º), ambos elaborados pela CBF e aceitos pelos clubes.
5. Esses dois artigos nos regulamentos acima mencionados deixam claro que a CBF tem a faculdade de elaborar e modificar as tabelas das competições que organiza. Além disso, o §1º do art. 39 do Regulamento Específico da Copa do Brasil 2024 deixa evidente que a tabela pode sofrer modificações em decorrência de adaptações promovidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (“CONMEBOL”), como foi o caso agora.
6. Para completar, a CBF, em ofício enviado a Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, justificou a mudança na tabela em virtude da alteração promovida pela CONMEBOL em seu calendário de jogos (Libertadores e Sul-Americana), que possui prioridade em relação às competições nacionais.
7. Por fim, a CBF, de forma imparcial, justa e democrática, consultou os quatro clubes que disputarão as semifinais da Copa do Brasil 2024 sobre a inversão da tabela, com Flamengo e Atlético Mineiro concordando, Corinthians discordando e Vasco apresentando uma proposta diversa da que foi votada, o que resultou na concordância da maioria dos envolvidos (2 votos a 1).
Dessa forma, considerando os esclarecimentos acima, o Flamengo exalta a decisão da CBF e reafirma seu compromisso com a ética, a igualdade e o equilíbrio das competições”.
Fonte: ge