Nos últimos anos, diversos duelos entre Fluminense e Vasco levantaram questões sobre o local dos jogos. Contudo, essa preocupação foi resolvida, pois os clubes firmaram um acordo para que todas as partidas entre eles nos anos de 2025 e 2026 sejam realizadas no Maracanã. Assim, as semifinais da Copa do Brasil deverão ocorrer nesse icônico estádio.
O pacto foi assinado em abril deste ano, com Carlos Amodeo, CEO do Vasco, representando o time cruzmaltino, enquanto Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, fez a assinatura pelo lado tricolor. O acordo também envolve o Flamengo, garantindo que todos os clássicos com a presença do Vasco e dos rubro-negros no período estabelecido ocorrerão na mesma arena.
Em relação aos encontros entre Fluminense e Vasco, ficou estipulado que a divisão de público será de 50% para cada equipe, sem distinção entre mandantes e visitantes.
Neste ano, a efetividade do acordo já foi evidenciada. No dia 24 de maio, o Fluminense derrotou o Vasco por 2 a 1 no Maracanã, durante a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora o Tricolor fosse mandante, a torcida vascaína teve direito a 50% do público no estádio.
Carlos Amodeo confirmou essa informação no programa Troca de Passes, do sportv, mencionando que o Vasco negociou um acordo abrangente não apenas com o Flamengo, mas também com o Fluminense.
— O Vasco passou a negociar não só com o Flamengo, mas também com o Fluminense um acordo bem mais amplo do que somente a partida do dia 19. Negociamos tanto com o Flamengo quanto com o Fluminense um acordo formalizado onde todas as partidas, exceto as válidas pelo Estadual, em 2025 e 2026, serão jogadas no Maracanã com 50% do público para cada torcida — afirmou Amodeo.
É importante destacar que as semifinais da Copa do Brasil entre Fluminense e Vasco ocorrerão nos dias 10 e 14 de dezembro, uma quarta-feira e um domingo, respectivamente.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou essa decisão para viabilizar a participação de um time brasileiro na Copa Intercontinental, caso uma equipe do país vença a Libertadores deste ano. O campeão sul-americano estreará no torneio no dia 10 de dezembro, enfrentando o Cruz Azul, do México, em local ainda a ser definido.
Fonte: ge