O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos decidiu nesta terça-feira por afastar a Torcida Jovem do Flamengo por um período de dois anos em decorrência de confusões ocorridas no dia 31 de agosto. O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou que está revisando as condutas da Força Jovem Vasco e da Fúria Jovem do Botafogo em razão de tumultos que resultaram em mortes e lesões graves.
A torcida do Flamengo já havia sido suspensa dos estádios pela Justiça desde 2021 devido a episódios de violência. Neste ano, o MP intermediu um termo de ajustamento de conduta (TAC) com as torcidas, a Polícia Militar e a Justiça, permitindo o retorno da torcida às arquibancadas. Entretanto, no primeiro dia de reabertura, houve registros de tumultos, roubos, invasões de ônibus e estações de trem, além de violentos confrontos envolvendo indivíduos com uniformes da organizada.
– O Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) da Polícia Militar do Rio de Janeiro relatou a participação de pessoas vestindo uniformes da torcida organizada em várias ações de violência no dia 31 de agosto de 2025 – destaca um trecho da nota do TJRJ.
Duas pessoas são baleadas em briga de torcida organizada na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução
Outras punições podem ser impostas a diferentes grupos. No dia 11 de setembro, um torcedor do Vasco foi baleado e perdeu a vida em um confronto no bairro de Oswaldo Cruz, com investigações em andamento sobre a participação de membros da Torcida Jovem do Flamengo no incidente. Dois dias após isso, outro homem foi morto nas proximidades do estádio Nilton Santos durante um conflito entre torcedores do Botafogo.
– O Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ) comunicou que os acordos estabelecidos com as torcidas organizadas que descumprirem o TAC serão reavaliados. As condutas das torcidas do Vasco e do Botafogo já estão sendo analisadas, em resposta aos recentes problemas abordados em relatórios do BEPE citados na decisão judicial de terça-feira (16/09).
Fonte: ge