Futsal: Raul Rocha compartilha sua experiência ao jogar pelo Vasco, seu time do coração

Em uma jornada marcada por superação e firmeza, o ala Raul Rocha, com 29 anos, demonstrou coragem ao deixar o Rio de Janeiro ainda na juventude para defender clubes pela Europa. Agora com mais experiência e de volta à sua terra natal, ele deposita sua confiança no projeto do seu time do coração, o Vasco da Gama.

“Jogar no Vasco é a concretização de um sonho de infância. Contribuir para o crescimento do futsal do meu time do coração e sentir o apoio da torcida é algo que me impulsa a cada dia”, declarou o ala.

Raul iniciou sua trajetória esportiva em clubes de bairros cariocas. Sua carreira decolou quando chegou ao futsal do Flamengo, atuando pelo sub-17. Depois, vestiu a camisa do Vasco da Gama e brilhou no Grajaú Country Club, onde conquistou três títulos consecutivos na categoria sub-20.

Em busca de novos desafios, Raul viu na Europa uma chance de avançar em sua carreira. Com o passaporte português em mãos, pousou na Itália para jogar na segunda divisão pelo Orte B Sport na temporada 2017/2018, onde rapidamente se destacou como artilheiro da equipe. Seu ótimo desempenho lhe abriu as portas para a elite italiana, com passagens pela Lazio e pelo Lido di Ostia.

O sonho de atuar no futsal espanhol também se concretizou com sua transferência para o Xota/Osasuna. Após seis meses, recebeu uma proposta para jogar no FS Cartagena, onde teve a chance de dividir a quadra com grandes estrelas da modalidade. No entanto, as lesões atrapalharam sua continuidade no país.

Ao retornar ao Brasil, Raul defendeu o Praia Clube/Uberlândia, onde conquistou a Taça Brasil em 2023. Seu bom desempenho lhe garantiu uma chance para jogar pelo Meta Catania, mas uma nova lesão o afastou das finais do campeonato italiano.

Com o retorno do projeto no Vasco da Gama, Raul não hesitou em se juntar ao clube. Em seu primeiro ano, o time foi campeão carioca e chegou às oitavas de final do Campeonato Brasileiro. Com a meta de realizar uma temporada ainda mais grandiosa em 2025, o Gigante da Colina estreia no dia 23 de março, quando recebe o Minas Tênis Clube na partida de ida da primeira fase da competição nacional.

Fonte: X1 Futsal