Gabriel Pec está realizando seu sonho de jogar nos Estados Unidos. Ele foi contratado pelo LA Galaxy no início de 2024 por 10 milhões de dólares (aproximadamente R$ 54,5 milhões) do Vasco. Com apenas 24 anos, o atacante teve um impacto significativo e foi crucial para a conquista do título da Major League Soccer (MLS) na última temporada.
Pec foi reconhecido como a melhor contratação de 2024 na MLS, superando o renomado uruguaio Luis Suárez. Ele encerrou a temporada com impressionantes 34 participações em gols (19 gols e 15 assistências), superando até mesmo Lionel Messi.
Formado nas categorias de base do Vasco, Gabriel não esquece suas raízes. Em uma entrevista exclusiva ao 365Scores, ele expressou sua felicidade pela convocação do lateral Paulo Henrique e afirmou que continua acompanhando os jogos do seu antigo clube.
“Tenho um carinho enorme pelo Vasco, foi o clube que me formou e me deu tudo”.
Pec também falou sobre as dificuldades enfrentadas neste ano, já que o LA Galaxy ocupa atualmente a penúltima posição na Conferência Oeste da MLS. Ele comentou sobre sua experiência jogando ao lado do astro Marco Reus, as adversidades de enfrentar Messi e Suárez e compartilhou seu desejo de jogar no futebol europeu. Confira abaixo:
Como você avalia esta temporada?
“Tem sido desafiadora e de muito aprendizado. No ano passado vivemos um ano brilhante e agora em 2025 tivemos mais dificuldade, mas sempre buscando entregar o nosso melhor em cada partida, tanto no sentido individual, quanto no coletivo.”
Como é jogar ao lado do astro alemão Marco Reus?
“Quando soube que o Reus vinha para o Galaxy, fiquei muito feliz e animado. Ele é um jogador que sempre admirei, pela técnica, inteligência e história no futebol europeu. Jogar ao lado dele tem sido uma oportunidade enorme de aprendizado. No dia a dia dá para ver o quanto ele eleva o nível de todo mundo. É um cara simples, que conversa bastante, ajuda e puxa o grupo para cima. Dentro de campo a gente tem se entendido bem também, tem sido um prazer jogar com o Reus.”
Como é enfrentar Messi e Suárez?
“Enfrentar Messi e Suárez é algo que dá um frio na barriga, porque são lendas do futebol. Quando você entra em campo contra eles, percebe a diferença de qualidade e leitura de jogo que têm. Mas também é uma grande motivação, porque você quer mostrar o seu melhor diante de caras que marcaram gerações. É um privilégio muito grande e sempre uma experiência marcante.”
Está acompanhando o Vasco? Consegue assistir os jogos?
“Com certeza! Sempre que posso, assisto aos jogos e fico na torcida. Tenho um carinho enorme pelo Vasco, foi o clube que me formou e me deu tudo. Ver a torcida empurrando, o time crescendo, é algo que me deixa muito feliz. Falo com alguns dos meninos ainda e estou sempre acompanhando as notícias. O Vasco é parte da minha história e sempre vai ter um espaço especial no meu coração.”
Que conselho daria ao Rayan?
“O Rayan é craque, de muito talento, tem tudo para ser um grande jogador. Meu conselho é que mantenha os pés no chão, siga ouvindo as pessoas certas e continue se dedicando todos os dias. O começo é sempre cheio de expectativa, mas o mais importante é ter constância e paciência. Ele já mostrou personalidade, e se continuar nesse caminho, vai brilhar muito com a camisa do Vasco e conquistar grandes coisas no futebol.”
Como foi receber a notícia da convocação de Paulo Henrique, com quem você jogava pelo lado direito do Vasco?
“Fiquei muito feliz quando vi o PH sendo convocado. Jogamos juntos no Vasco, e ver ele colhendo os frutos desse trabalho é especial. Ele merece demais, é um cara profissional, dedicado e com um talento enorme. E ainda estreou com gol na Seleção, tem muita estrela. Estou na torcida para que continue sendo convocado e nos dê muitas alegrias pelo Vasco e pela Amarelinha.”
Já conversou com o Coutinho falando que ele tinha que ter voltado antes para vocês jogarem juntos?
“O Coutinho é um cara incrível, com uma carreira gigante, e tê-lo de volta ao Vasco é algo muito bonito. Fico feliz de ver ele jogando no clube do coração e trazendo ainda mais qualidade para o grupo. Quem sabe um dia a gente ainda joga junto, né? Seria incrível formar dupla com ele, é craque demais.”
Você disse ter o sonho de jogar na Europa. Há algum clube que você acompanha mais? Em qual liga gostaria de jogar?
“É um sonho que eu tenho desde criança. Acredito que, se for para acontecer, será no tempo certo. Hoje o foco é total no Galaxy, estou muito feliz aqui nos Estados Unidos e sempre busco manter o meu foco dentro de campo. Deixo essa parte com o meu staff.”
Quais são seus próximos passos?
“O principal é continuar evoluindo como atleta e como pessoa. Estou vivendo uma fase muito boa aqui nos Estados Unidos, aprendendo bastante. Quero seguir conquistando meu espaço, ganhar mais títulos com o Galaxy e deixar meu nome marcado. Acima de tudo, quero seguir feliz fazendo o que amo, que é jogar futebol.”
Números de Gabriel Pec na temporada:
– Jogos: 33
– Gols: 9
– Assistências: 3
Números de Gabriel Pec na carreira:
– Jogos: 260
– Gols: 58
– Assistências: 30
Fonte: 365 Scores