Jogadores que não estão nos planos para 2025 provavelmente não serão escalados por Felipe nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Com um novo comandante à frente e a meta de garantir uma vaga em uma competição sul-americana para a próxima temporada, o Vasco tem três partidas pela frente neste Brasileirão. Sob a batuta de Pedrinho, a expectativa é que o time abra espaço para jovens talentos, enquanto alguns atletas fora dos planos percam seu espaço na lista de convocados.

Neste primeiro momento, Felipe terá quatro treinos antes de seu primeiro desafio como técnico do Vasco: o embate contra o Atlético-GO, no sábado, em São Januário. Nomes como Leandrinho, Rayan e Luiz Gustavo estão na dianteira para ganhar minutos com o ex-dirigente técnico, agora treinador interino.

Lyncon, por sua vez, é bem visto internamente. O zagueiro, no entanto, levou um golpe no mês passado durante o jogo contra o Fortaleza, no Brasileirão de Aspirantes, e desde então não voltou a atuar pelo Sub-20.

Leandrinho domina a bola em Vasco x Internacional — Foto: Alexandre DurãoLeandrinho domina a bola em Vasco x Internacional — Foto: Alexandre Durão

Felipe teve um papel fundamental na rotina do futebol do clube enquanto atuava como diretor técnico. Ele foi o responsável pela indicação de Rafael Paiva para o cargo de interino após a saída de Álvaro Pacheco.

O diretor técnico havia assistido a uma partida do Vasco no Carioca Sub-20 contra o Nova Iguaçu, em junho, e ficou impressionado com a performance do time, além de alguns jogadores, como Estrella, Leandrinho, GB, Lyncon e Luiz Gustavo. No início do trabalho de Paiva, os quatro primeiros recebiam chances e se tornaram peças importantes na rotação do elenco, assim como JP, que já estava com os profissionais.

Quando Rafael Paiva decidiu não dar mais sequência a Leandrinho e JP, antes da lesão, e Lyncon e Luiz Gustavo também não ganharam oportunidades na defesa, o treinador começou a ser questionado internamente pela direção.

Outro aspecto que irritou a diretoria foi a insistência em escalar jogadores que já estão fora dos planos do Vasco para o próximo ano, caso de Galdames. A expectativa é que o chileno fique de fora das últimas partidas, assim como Rossi, outro atleta que não seguirá no clube em 2025. Rojas e Keiller também podem seguir o mesmo destino.

Rafael Paiva, técnico do Vasco, no jogo contra o Corinthians — Foto: Marcello Zambrana/AGIFRafael Paiva, técnico do Vasco, no jogo contra o Corinthians — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Questionados se o Vasco tomará decisões sobre os atletas cujos contratos estão se encerrando antes do fim do campeonato, Marcelo Sant’Anna afirmou que sim. Pedrinho ressaltou que toda a comissão que chega ao clube tem conhecimento sobre quais jogadores estão nos planos da diretoria ou não, mas a decisão de utilizá-los cabe à comissão técnica.

– Toda comissão que chega tem as informações necessárias. Não se trata de imposição, mas de comunicação. “Não contamos com esse, queremos realizar as transações na janela, e esses terminam contrato sem intenção de renovação”. Não é uma obrigação, é uma escolha, e respeitamos e vamos continuar respeitando todas as decisões.

O Vasco encara o Atlético-GO em São Januário, no sábado, às 21h30. Depois, a equipe sob o comando de Felipe enfrenta o Atlético-MG, também em casa, seguido pelo Cuiabá, na rodada final, fora do Rio.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.