Marcelo Sant’Ana, Sarah Ramos, Clauber Rocha, Gustavo Caldeira e Rodrigo Dias estiveram presentes no Fórum de Futebol realizado no Engenhão.

No último Fórum de Futebol, realizado no icônico Engenhão, nomes importantes do esporte, como Marcelo Sant'Ana, Sarah Ramos, Clauber Rocha, Gustavo Caldeira e Rodrigo Dias, se…

SAF BOTAFOGO

O primeiro dia do “Fórum de Futebol” foi um golaço! Criado pelo Gerente de Futebol do Botafogo, Augusto Oliveira, esse evento inovador trouxe à tona debates entre feras do esporte sobre os principais desafios e oportunidades do futebol brasileiro, tudo no Estádio Nilton Santos.

A abertura oficial aconteceu na última quinta-feira (7), com um bate-papo focado em “Gestão de cenários esportivos e econômicos no futebol”. A apresentação foi da comentarista do Botafogo Podcast da Botafogo TV, Fernanda Maia, e contou com a presença de Alessandro Brito (Diretor de Gestão Esportiva – Botafogo), Pedro Martins (Diretor de Futebol – Botafogo), Anderson Santos (Diretor Financeiro – Botafogo), Bruno Costa (Diretor Executivo de Futebol – Fortaleza EC SAF), Jonas Decorte Marmello (Vice-Presidente Executivo – Botafogo), Zada Leonardo (Gerente de Futebol – Volta Redonda FC), Branco (Coordenador das Categorias de Base – CBF) e Marcelo Sant Ana (Diretor Executivo – Vasco da Gama SAF).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O segundo painel fez um apito para um tema importante: a presença feminina nos clubes de futebol. Com Fernanda Maia novamente no comando, o debate contou com as participações de Mariana de Carvalho Mendonça (Gerente de Gente, Performance e Projetos – Botafogo), Emily Gonçalves (Psicóloga – Fluminense FC), Isabela Pais (Nutricionista das Categorias de Base – Botafogo), Carol Muniz (Psicóloga – CR Flamengo), Sarah Ramos (Fisiologista – CR Vasco da Gama), Debora Froquet (Analista de Gente e Cultura – Botafogo) e Vanessa Campos (CEO – Instituto Bola Pra Frente).

Na terceira atividade do dia, os holofotes estavam voltados para a janela de transferências e suas consequências operacionais. Participaram desse embate: Alessandro Brito (Diretor de Gestão Esportiva – Botafogo), Eduardo Dias (CEO – Footure Football Company), Raphael Rezende (Coordenador de Scout – Botafogo), Bruno Costa (Diretor Executivo de Futebol – Fortaleza EC SAF), André Alves (Diretor do Jurídico do Futebol – Botafogo) e Maíra Roriz Boshoff (Advogada Sênior do Futebol – Botafogo).

Em seguida, discutimos os desafios do planejamento e da gestão das rotinas que impactam a logística nos clubes de futebol no Brasil. Flávia Gonçalves F. Merheb, Gerente de Suprimentos do Botafogo, mediou a conversa, que contou com a presença de Adriano Colares (Supervisor de Futebol – Botafogo), Jorge Santana (Diretor Operacional – Amaranto), Rodrigo Ernesto (CEO – Off Side Logística Esportiva), Júlio Manso (Supervisor de Futebol – Fortaleza EC SAF) e Clauber Rocha (Gerente de Supervisão – Vasco da Gama SAF).

(Continuação no post seguinte)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

(Continuação)

O quinto painel do “Fórum do Futebol” trouxe um case de sucesso sobre o novo Núcleo de Saúde e Performance do Botafogo, em parceria com a Rede Lifefit. O Gerente de Saúde e Performance, Marcos Antonio Cezar, mediou essa troca de experiências que contou com: Fábio Azevedo (Coordenador do Departamento de Fisioterapia – Botafogo), Dr. Gustavo Dutra (Coordenador Médico – Botafogo), Rodrigo Saar (Fisiologista – Botafogo), Rodrigo Vilhena (Nutricionista – Botafogo) e Luiz Felipe (Preparador Físico/ Força e Condicionamento – Botafogo).

Para encerrar o primeiro dia com chave de ouro, o último bate-papo teve como foco: “Núcleo Saúde e Performance: Trabalho integrado no futebol” e teve a participação de profissionais como Jorge Pagura (Presidente da Comissão Médica e Combate à Dopagem – CBF), Dr. Gustavo Caldeira (Diretor Médico – Vasco), Márcio Puglia Souza (Coordenador do Departamento de Fisioterapia – Flamengo), Gustavo (Sócio Proprietário – Odontofitness), Joel Carli (Coordenador de Futebol – Botafogo), Tiago Lopes (Preparador Físico – Botafogo) e Juliano Spineti (Coordenador do Departamento de Fisiologia – Fluminense).

O Fórum do Futebol seguiu firme nesta sexta-feira (8) com uma programação que visa promover diálogos abertos sobre as tendências esportivas e discutir as atualizações gerais no futebol.

Fórum de Futebol 2024 ⚽

Após mais um dia repleto de produtividade e alto nível, o Fórum de Futebol realizado pelo Botafogo encerrou com uma repercussão incrível e todos os objetivos alcançados. Esse evento inovador trouxe vozes relevantes para debater os principais desafios e oportunidades que impactam o presente e o futuro do futebol no Brasil, com um segundo e último dia repleto de palestras, painéis e debates cruciais. O técnico do Botafogo, Artur Jorge, foi o convidado de honra e ministrou uma palestra aos presentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A primeira atividade do dia foi mediada pela comentarista da Botafogo TV, Hanna Santos, e teve como tema central o Futebol Feminino, discutindo o cenário atual e os principais desafios do desenvolvimento. Caio Barroco (Diretor de Futebol Feminino – Botafogo), Cleo Prado (Diretora de Futebol Feminino – São Paulo FC), Rosana Augusto (Treinadora da Seleção Brasileira Feminina Sub 20), Mayara Bordin (Coordenadora Liaison – Botafogo), Cris Gambaré (Diretora de Futebol Feminino – CBF) e Amanda Storck (Gerente de Futebol Feminino – Fluminense) foram os destaques desse bate-papo.

Com a mediação da Gerente Comercial do Botafogo, Paula Young, o segundo painel debateu as variáveis que impactam a gestão do patrocínio esportivo e operações de arena, contando com a presença de Rafael Ganem (Diretor Comercial – Botafogo), Alexandre Costa (Diretor de Operações – Botafogo), Filipe Dias (Sócio na LiveMode), Christian Portella Piva (Coordenador de serviços às Equipes e Operação de Arena – Botafogo) e Rafael Rizzo (Diretor Plataforma Futebol – AMBEV).

A terceira roda de conversa do dia focou nas categorias de base. Diego Mello, Vice-diretor das Categorias de Base do Botafogo, comandou a dinâmica com o tema: “Captação de atletas, montagem de equipes e desenvolvimento individual no futebol”. Os convidados foram: Leonardo Coelho de Oliveira (Diretor das Categorias de Base – Botafogo), Rodolfo Kumbrevicius (Coordenador de Captação – Botafogo), Robson Ramos (Vice-presidente – Azuriz FC), Próspero Paoli (Instrutor da CBF Academy), Willian Santos (Scout – Botafogo), Victor Passeri (Gerente das Categorias de Base – Red Bull Bragantino) e Marcelo Grimaldi (Treinador de Goleiros – Botafogo).

(Continuação no próximo post)

(Continuação)

O quarto debate se concentrou em Comunicação e Estratégias de Marketing no futebol e trouxe a expertise de Julio Gracco (Diretor de Comunicação – Botafogo), Karolline Lutti (Coordenadora de Marketing – Botafogo), Mariana Egert (Gerente de Comunicação e Branding – Kenner), Pedro Souto (Diretor de Marketing – Botafogo), João Pedro (Gerente de vendas – Reserva), Gabriel Assis (Gerente de Marcas e Eventos – Botafogo) e Rodrigo Reda Gonçalves (Sócio proprietário – MM Aluguel de Carros).

Concluindo o evento em grande estilo, o último painel abordou “O clube de futebol como agente transformador: reflexões sobre o desenvolvimento de atletas” e teve as participações de Carlos Eduardo (Coordenador Técnico das Categorias de Base – Botafogo), Olimpio Jayme Neto (Diretor das Categorias de Base – Vila Nova FC), Maristela Eleuterio (Coordenadora Serviço Social – Botafogo), Rodrigo Chipp (Coordenador Técnico e Metodológico das Categorias de Base – Botafogo), Prof. Dr. Paulo Ribeiro (Psicólogo – Botafogo), Rodrigo Dias (Diretor das Categorias de Base – Vasco da Gama SAF) e Leonardo Chucrute (CEO – Colégio ZeroHum).

O evento foi uma grande oportunidade para fortalecer vínculos e promover diálogos enriquecedores entre os protagonistas do futebol nacional, visando não apenas o crescimento das instituições, mas também a transformação estrutural do futebol brasileiro. Sem dúvida, este foi apenas o primeiro de muitos que ainda estão por vir! ⭐ 🔥

Fonte: Linkedin SAF Botafogo


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.