A semifinal da Copa do Brasil de 2025 será disputada entre Fluminense e Vasco nesta quinta-feira, às 20h, no Maracanã. Este confronto é um clássico da rivalidade carioca e não é a primeira vez que ambos se encontram nesta fase do torneio. Atualmente, cada equipe possui uma classificação em confrontos diretos, o que torna este duelo ainda mais interessante. O ge traz um resumo dos encontros passados e algumas curiosidades.
Fluminense se classifica em 2000
O primeiro embate entre Fluminense e Vasco pela Copa do Brasil ocorreu em 2000, em um clima de provocações e controvérsias. Mesmo retornando à elite do futebol brasileiro com um time modesto, o Tricolor conseguiu se classificar para as quartas de final ao eliminar o rival, que era considerado o favorito, vindo de títulos da Libertadores e do Brasileirão nos anos anteriores.
A classificação do Fluminense ocorreu pelo critério do gol fora de casa, que na época era usado para desempatar. Após um empate em 1 a 1 no Maracanã, o Tricolor garantiu sua vaga ao empatar em 2 a 2 em São Januário.
Magno Alves brilhou pelo Fluminense contra o Vasco na Copa do Brasil 2000 — Foto: Reprodução/Sportv
Entretanto, a tensão aumentou durante o jogo de volta. Apesar de ser o favorito, o Vasco viu o Fluminense abrir 2 a 0 com gols de Magno Alves e Agnaldo. Embora os vascaínos tenham empatado com dois gols de Edmundo, isso não foi o suficiente para avançar.
A partida terminou com confusão em campo, resultando em quatro expulsões: César e Fabinho, do Fluminense, e Viola e Felipe, do Vasco. Posteriormente, o técnico do Vasco, Abel Braga, pediu demissão e foi criticado publicamente pelo vice de futebol, Eurico Miranda, que deixou uma provocação ao Tricolor.
— Só tinha conhecido um que ressurgiu dos mortos, que foi Jesus Cristo. E vi que agora o Vasco tem essa capacidade de ressuscitar, ressuscitou o Fluminense.
Vasco avança em 2006
O Vasco se recuperou em 2006, avançando para a final da Copa do Brasil. Na primeira partida, Edilson Capetinha garantiu a vitória por 1 a 0. No jogo de volta, Valdiram abriu o placar aos 31 minutos, mas o Fluminense empatou com Petkovic, o que não foi suficiente para mudar o resultado final. Assim, o Vasco ampliou sua vantagem, registrando 14 vitórias contra apenas cinco do Fluminense durante os 30 embates anteriores.
Valdiram foi o artilheiro da Copa do Brasil, marcando sete gols — incluindo um hat-trick na goleada de 5 a 1 sobre o Iraty, na segunda fase. O jogador foi escalado por Renato Gaúcho na final, mas não participou do jogo da volta devido a problemas pessoais, chegando ao treino embriagado.
Uma curiosidade adicional é que Thiago Silva, atualmente zagueiro do Fluminense, fez parte da equipe em 2006 e foi titular durante toda a campanha, antes de se transferir para o Milan em 2009.
Fonte: ge
Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.