Troféu da Bola de Ouro — Foto: FRANCK FIFE / AFP
O campeão de 2024 será revelado em uma gala no dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. O ‘Ballon D’Or’ é uma iniciativa da revista francesa France Football. Neymar foi o último atleta atuando no Brasil a ser indicado ao prêmio, em 2012.
Cinco jogadores que estão em campo pelo Brasileirão já se destacaram na lista de indicados da Bola de Ouro. Fluminense e Vasco têm dois representantes cada, e o Grêmio também conta com um jogador. Confira:
Coutinho – Vasco da Gama
Atualmente no Vasco, Philippe Coutinho foi indicado à Bola de Ouro em 2017, quando vestia a camisa do Liverpool. Mesmo que o clube inglês não tenha conquistado títulos na temporada 2016/17, o brasileiro brilhou no meio de campo sob o comando de Jurgen Klopp.
No total, Coutinho participou de 36 partidas naquela temporada pelo Liverpool, anotando 14 gols e fornecendo 10 assistências. O jogador terminou na 29ª posição da Bola de Ouro, empatado com o belga Dries Mertens, que na época defendia o Napoli.
Philippe Coutinho Liverpool Everton — Foto: Peter Byrne / AP
David Luiz – Flamengo
David Luiz, titular da seleção brasileira em 2014, era considerado um dos ícones daquela geração. O zagueiro do Flamengo estava no Chelsea quando foi indicado à Bola de Ouro, terminando na 21ª posição.
Integrante do time ideal da Bola de Ouro em 2014 ao lado de Thiago Silva, David viu sua equipe cair na semifinal da Champions League de 2013/14 e não conquistar troféus. Ao fim da temporada, ele se transferiu para o PSG.
Diego Costa – Grêmio
Diego Costa, campeão espanhol, teve uma temporada brilhante na Europa em 2013/2014. Pelo Atlético de Madrid, o atacante levou o clube a vencer a La Liga, superando o Barcelona de Messi e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, mas acabou com o vice-campeonato da Champions, perdendo para o maior rival.
Foi uma temporada recheada de gols para Diego Costa, que atualmente defende o Grêmio. Com o Atlético, o brasileiro naturalizado espanhol balançou as redes 36 vezes e deu quatro assistências em 52 jogos. Ele foi nombrado o 11º melhor jogador do mundo em 2014.
Marcelo – Fluminense
Marcelo, ex-lateral-esquerdo do Real Madrid, participou de uma geração vitoriosa no clube espanhol. O atual jogador do Fluminense foi indicado à Bola de Ouro em 2017 e 2018, e integrou o time ideal em 2015.
Em 2017, Marcelo ficou com a 16ª colocação, e no ano seguinte, terminou na 22ª posição, empatado com Sadio Mané (Liverpool) e Edinson Cavani (PSG). O brasileiro conquistou a Champions League com o Real Madrid nos dois anos em que foi indicado ao prêmio.
Payet – Vasco da Gama
Dimitri Payet, jogador do Vasco, também figurou entre os indicados à Bola de Ouro. Em 2016, defendendo o West Ham na Inglaterra, ele entrou para a lista dos melhores do mundo e foi vice-campeão da Eurocopa daquele ano com a França.
Na disputa da Bola de Ouro, Payet acabou na 17ª posição, empatado com Luka Modric e Toni Kroos, que formaram uma parceria lendária no Real Madrid. O meia teve uma campanha notável na Eurocopa, com três gols e duas assistências.
Payet em campo pelo West Ham em 2016 — Foto: Clive Rose/Getty Images
Thiago Silva – Fluminense
Thiago Silva, zagueiro da seleção brasileira em três Copas do Mundo, também já foi indicado à Bola de Ouro. Em 2013, o atual jogador do Fluminense defendeu as cores do Paris Saint-Germain e apareceu na lista dos indicados. Naquele ano, Thiago integrou o time ideal da Bola de Ouro, feito que repetiu em 2014 e 2015.
Naquela temporada, Thiago Silva foi campeão da Copa das Confederações com o Brasil e também conquistou a Ligue 1 com o PSG, dando início a uma era vitoriosa para o clube na França. Esse título foi o primeiro da equipe parisiense em 19 anos.
Fonte: ge