Torcedores de uma organizada do Vasco invadiram o Estádio de São Januário na manhã deste domingo e fizeram provocações ao Corinthians, que se enfrentará com o Vasco às 16h (horário de Brasília) pelo Campeonato Brasileiro. Com a autorização da direção do clube carioca para colocar material de apoio — uma prática comum — o grupo aproveitou para ir ao setor reservado aos visitantes, onde fez pichações relacionadas a conflitos entre torcidas, pendurou galinhas de plástico, colocou bandeiras do Palmeiras e jogou milho pelo chão.
Entre os dizeres, os torcedores do Vasco mencionaram “2009”, fazendo referência à morte de um torcedor do Corinthians em um confronto entre torcidas naquele ano, em São Paulo.
Por volta do meio-dia, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) ordenou a remoção das provocações. A Polícia Militar do Rio confirmou a informação em contato com o ge.
— A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar comunica que, após uma inspeção no estádio, o Comando do Batalhão constatou as faixas e inscrições provocativas no setor visitante e determinou a retirada de todos os materiais — informou a nota da Polícia Militar.
Após a ordem da polícia, o Vasco enviou funcionários para remover todas as provocações. Por volta das 14h, quando os portões foram abertos para os torcedores visitantes, nada do material provocativo restava, exceto alguns grãos de milho espalhados pelo chão. O clube, até então, não havia feito uma declaração oficial sobre o ocorrido.
Após a remoção das provocações, integrantes da principal organizada do Vasco escalaram um prédio próximo a São Januário e exibiram uma faixa que referia-se à morte de um torcedor do Corinthians em 2009, com a frase “Marginal Tietê 03/06/2009”, a data em que ocorreu o incidente.
Faixa de organizada do Vasco em provocação à organizada do Corinthians — Foto: Reprodução
Fonte: ge