MeuVasco
  • Início
  • Últimas notícias do Vasco
  • Classificação do Vasco
  • Próximos Jogos do Vasco
  • Elenco do Vasco
No Result
View All Result
vasco
MeuVasco
Início Últimas notícias

Projeto de renovação em São Januário é detalhado por arquiteto: transformação de formato, acústica e financiamento em destaque

sexta-feira, 05/07/2024 às 23:53
0

Responsável pelo projeto de transformação em São Januário, oficializado na quarta-feira pelo prefeito Eduardo Paes, Sérgio Moreira Dias, renomado arquiteto, revela a ligação sólida que possui com o Vasco. Associado ao clube há sete décadas e com passagem como secretário municipal de urbanismo, Dias trabalhou em projetos renomados como o Parque Maria Clara Machado, o Rio Orla e o Porto Maravilha, antes de liderar a criação do novo conceito cruz-maltino. Garante que a reforma valorizará a paixão da torcida na Colina Histórica.

O projeto de reforma de São Januário — Foto: ReproduçãoO projeto de reforma de São Januário — Foto: Reprodução

Uma das mudanças mais notáveis no projeto é a alteração do formato do estádio de “ferradura”, presente desde a inauguração, para um modelo retangular, com quatro lados de arquibancadas. Essa adaptação busca modernizar o ambiente e, ao mesmo tempo, aproximar os torcedores do campo de jogo.

— No primeiro projeto que elaborei, em parceria com a Pelé Esportes, mantivemos o formato de ferradura, pois o Bank of America (na época patrocinador e investidor do clube) visava aumentar a capacidade, a receita e os resultados. Contudo, com o tempo, percebemos algumas questões. Hoje, o espetáculo é a torcida, ela é parte fundamental do jogo. Movimenta, muda, incentiva os jogadores — afirma Dias, que elogia a paixão dos torcedores vascaínos. Seu time de trabalho conta com Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias.

O antes e depois de São Januário — Foto: Editoria de Arte O antes e depois de São Januário — Foto: Editoria de Arte

A acústica foi um ponto chave no planejamento. Com o fim da curva na arquibancada, que se transformará no setor norte, a torcida cruz-maltina terá condições ideais para criar atmosfera de pressão. Segundo Dias, a distância do torcedor mais próximo do campo naquela região da arquibancada é de 40 a 45 metros. Já no futuro setor norte, será de apenas 10 metros. Um equilíbrio entre capacidade do setor e qualidade do espetáculo.

— É imprescindível ter uma quantidade expressiva de pessoas se manifestando, porém, a estrutura arquitetônica foi pensada para potencializar essa vibração, proporcionando uma experiência emocionante ao telespectador durante a partida. Esse é o propósito do novo estádio.

A projeção do estádio lotado — Foto: ReproduçãoA projeção do estádio lotado — Foto: Reprodução

O projeto teve início em 2020, na gestão de Alexandre Campello. Em parceria com a construtora WTorre, o objetivo era viabilizar um estádio que se sustentasse por meio de negócios próprios. Naquele momento, Sérgio contribuiu de forma voluntária para a iniciativa.

Desde então, houve transição para a gestão de Jorge Salgado e, agora, sob a administração de Pedrinho. A principal diferença é que os custos estão viabilizados pela lei complementar nº 142/2023, de operação urbanística na região, que possibilitará a transferência de potencial construtivo. Na prática, o Vasco foi autorizado, pela Câmara dos Vereadores, a angariar recursos por meio da transferência do seu “direito de construir” não utilizado em São Januário. As empresas privadas que adquirirem esses direitos — cujos nomes são sigilosos, conforme o presidente Pedrinho —, possivelmente os utilizarão na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste da cidade, que foi palco de uma das três audiências públicas durante a tramitação do projeto de lei. Após duas votações em plenário e parecer coletivo das comissões da casa, o projeto foi aprovado.

Os recursos arrecadados deverão ser integralmente direcionados para as obras em São Januário e arredores, cujo custo está estimado em R$ 506 milhões. Além da revitalização do estádio, a lei prevê uma série de melhorias urbanísticas na região. O clube tem forte conexão com a Barreira do Vasco, comunidade vizinha ao estádio, que estará diante de uma área de acesso livre no terreno.

— A abrangência da lei vai além do Vasco. Contribui para o desenvolvimento da região: São Cristóvão, Benfica, Caju. Uma emenda garante que 6% do valor arrecadado seja investido em infraestrutura local. Reconhecemos a importância de São Januário para a região. Durante o período em que o estádio estava fechado, um estudo da prefeitura revelou que quase 20 mil trabalhadores estavam envolvidos de forma direta ou indireta nos dias de jogos — ressaltou o presidente da Câmara, Carlo Caiado.

O projeto do novo complexo de São Januário — Foto: Editoria de ArteO projeto do novo complexo de São Januário — Foto: Editoria de Arte

Estruturas e esculturas

Ainda sujeito a algumas alterações solicitadas pela diretoria de Pedrinho, que serão anunciadas em breve, o projeto abrange não somente a reconstrução quase completa das arquibancadas, mantendo apenas a fachada histórica na área social. Com a capacidade atual em torno de 20 mil lugares, o estádio passará a comportar cerca de 47 mil pessoas, com áreas sem assentos (para aproximadamente 32 mil espectadores), além de setores com assentos, camarotes e lounges.

A atual sala da presidência, próxima à mega loja e com visão total do campo, será incorporada a uma das duas torres que serão erguidas nas extremidades da fachada. Assim como diversas salas utilizadas pelo clube dentro dos corredores do estádio.

— A sala será realocada para a torre sul, onde teremos um salão para eventos e convenções em um pavimento. Posteriormente, haverá um andar administrativo, destinado à presidência e diretoria, e um pavimento com restaurantes. Teremos dois restaurantes temáticos, situados nas torres norte e sul. Vale destacar que as torres possuirão varandas, que serão transformadas em camarotes especiais, como um camarote de ídolos — detalha Sérgio.

Algumas estruturas do complexo atual serão mantidas, como o parque aquático e a capela de Nossa Senhora das Vitórias, que integrarão um setor misto atrás da arquibancada sul: haverá uma área social, com piscina e espaço de recreação — com potencial para eventos, inclusive aproveitando a capela —, e uma torre esportiva com vários ginásios, substituindo as estruturas esportivas existentes. Na última temporada, o principal ginásio sediou os jogos do Vasco no NBB. O Colégio Vasco da Gama manterá sua estrutura atual.

Torres serão construídas nas pontas da fachada — Foto: ReproduçãoTorres serão construídas nas pontas da fachada — Foto: ReproduçãoA capela. À direita, o prédio de ginásios. À esquerda, a área social — Foto: ReproduçãoA capela. À direita, o prédio de ginásios. À esquerda, a área social — Foto: Reprodução

A obra, com duração prevista de, no mínimo, dois anos e meio, terá impacto na estátua de Roberto Dinamite (inaugurada em 2022) e possivelmente na de Romário. A posição das esculturas ainda está em definição, em conjunto com a família de Roberto.

Dinamite na inauguração de sua estátua, em abril de 2022 — Foto: AFP/Daniel Ramalho/VascoDinamite na inauguração de sua estátua, em abril de 2022 — Foto: AFP/Daniel Ramalho/Vasco

O projeto agora avança para a fase de negociações e licenciamento, sendo que a segunda etapa demandará alguns meses. Os torcedores que desejarem visitar o estádio atual têm até o final do Brasileirão. As obras devem ser iniciadas entre dezembro e janeiro do próximo ano. Em abril de 2027, São Januário completará 100 anos.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Vasco é o time que mais demora para fazer substituições no Brasileiro

Vasco é o time que mais demora para fazer substituições no Brasileiro

24 minutos atrás

Vasco enfrenta críticas por lentidão nas mudanças no time durante o Brasileiro e aguarda reação da torcida.

Vasco comemora convocação de Puma Rodríguez para a Seleção Uruguaia

Vasco comemora convocação de Puma Rodríguez para a Seleção Uruguaia

1 hora atrás

Jogador se destaca na equipe e é chamado para defender as cores do Uruguai em competições internacionais.

Loide Augusto: números com a camisa do Vasco em 2023

Loide Augusto: números com a camisa do Vasco em 2023

1 hora atrás

O desempenho surpreendente de Loide Augusto anima a torcida cruzmaltina em busca de mais vitórias.

Vasco não fez contraproposta após Colo-Colo rejeitar oferta por Alan Saldivia

2 horas atrás

Vasco mantém silêncio após recusa chilena e futuro de Saldivia gera apreensão entre torcedores.

Amazon Prime Video destaca Sport x Vasco; saiba mais sobre o jogo.

Amazon Prime Video destaca Sport x Vasco; saiba mais sobre o jogo.

2 horas atrás

Vasco em destaque na telinha da Amazon: confira todos os detalhes do embate contra o Sport!

Vasco exalta Puma Rodríguez, convocado para a Seleção Uruguaia

Vasco exalta Puma Rodríguez, convocado para a Seleção Uruguaia

3 horas atrás

Vasco celebra convocação de Puma Rodríguez, um orgulho para a torcida e destaque da Seleção Uruguaia.

Mais notícias

Acompanhe o Vasco da Gama no Meuvasco com as Últimas Notícias do Vasco, resultados ao vivo, análises, vídeos e bastidores. Aqui você encontra as principais Notícias do Vasco direto da fonte vascaína, com cobertura completa do Gigante da Colina.

Sobre

  • Últimas Notícias do Vasco
  • Próximos Jogos do Vasco
  • Classificação do Vasco
  • Elenco do Vas
  • Quem somos
  • Parceria
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Links

  • Jogos Play
  • Free Games Plus

Assine nossa newsletter

© 2025 MeuVasco – Site de notícias independente sobre o Club de Regatas Vasco da Gama.
Facebook-f Twitter Instagram Threads
No Result
View All Result
  • Últimas notícias
  • Destaques
  • Futebol
    • Próximos Jogos do Vasco
    • Tabela e Rodadas
    • Elenco
  • Basquete
  • Clube
    • Torcida
  • Base
  • E-Sports
  • Futebol 7
  • Feminino
    • Futebol Feminino
    • Base Feminina
    • Beach Soccer Feminino
    • Futebol Americano Feminino
    • Futsal Feminino
    • Vôlei Feminino
  • Judô
  • Natação
  • Karatê
  • Paradesporto
  • Futevôlei
  • Futmesa
  • Futsal
  • Natação
  • Remo
  • Imprensa
  • Teqball
  • Padbol
  • Tênis
  • Vídeos

© 2025 MeuVasco – Site de notícias independente sobre o Club de Regatas Vasco da Gama.