MeuVasco
  • Início
  • Últimas notícias do Vasco
  • Próximos Jogos do Vasco
  • Classificação do Vasco
  • História do Vasco
  • Copa do Brasil
  • Mercado do Vasco
  • Elenco do Vasco
No Result
View All Result
vasco
MeuVasco
Início Últimas notícias

Projeto de renovação em São Januário é detalhado por arquiteto: transformação de formato, acústica e financiamento em destaque

sexta-feira, 05/07/2024 às 23:53
0

Responsável pelo projeto de transformação em São Januário, oficializado na quarta-feira pelo prefeito Eduardo Paes, Sérgio Moreira Dias, renomado arquiteto, revela a ligação sólida que possui com o Vasco. Associado ao clube há sete décadas e com passagem como secretário municipal de urbanismo, Dias trabalhou em projetos renomados como o Parque Maria Clara Machado, o Rio Orla e o Porto Maravilha, antes de liderar a criação do novo conceito cruz-maltino. Garante que a reforma valorizará a paixão da torcida na Colina Histórica.

O projeto de reforma de São Januário — Foto: ReproduçãoO projeto de reforma de São Januário — Foto: Reprodução

Uma das mudanças mais notáveis no projeto é a alteração do formato do estádio de “ferradura”, presente desde a inauguração, para um modelo retangular, com quatro lados de arquibancadas. Essa adaptação busca modernizar o ambiente e, ao mesmo tempo, aproximar os torcedores do campo de jogo.

— No primeiro projeto que elaborei, em parceria com a Pelé Esportes, mantivemos o formato de ferradura, pois o Bank of America (na época patrocinador e investidor do clube) visava aumentar a capacidade, a receita e os resultados. Contudo, com o tempo, percebemos algumas questões. Hoje, o espetáculo é a torcida, ela é parte fundamental do jogo. Movimenta, muda, incentiva os jogadores — afirma Dias, que elogia a paixão dos torcedores vascaínos. Seu time de trabalho conta com Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias.

O antes e depois de São Januário — Foto: Editoria de Arte O antes e depois de São Januário — Foto: Editoria de Arte

A acústica foi um ponto chave no planejamento. Com o fim da curva na arquibancada, que se transformará no setor norte, a torcida cruz-maltina terá condições ideais para criar atmosfera de pressão. Segundo Dias, a distância do torcedor mais próximo do campo naquela região da arquibancada é de 40 a 45 metros. Já no futuro setor norte, será de apenas 10 metros. Um equilíbrio entre capacidade do setor e qualidade do espetáculo.

— É imprescindível ter uma quantidade expressiva de pessoas se manifestando, porém, a estrutura arquitetônica foi pensada para potencializar essa vibração, proporcionando uma experiência emocionante ao telespectador durante a partida. Esse é o propósito do novo estádio.

A projeção do estádio lotado — Foto: ReproduçãoA projeção do estádio lotado — Foto: Reprodução

O projeto teve início em 2020, na gestão de Alexandre Campello. Em parceria com a construtora WTorre, o objetivo era viabilizar um estádio que se sustentasse por meio de negócios próprios. Naquele momento, Sérgio contribuiu de forma voluntária para a iniciativa.

Desde então, houve transição para a gestão de Jorge Salgado e, agora, sob a administração de Pedrinho. A principal diferença é que os custos estão viabilizados pela lei complementar nº 142/2023, de operação urbanística na região, que possibilitará a transferência de potencial construtivo. Na prática, o Vasco foi autorizado, pela Câmara dos Vereadores, a angariar recursos por meio da transferência do seu “direito de construir” não utilizado em São Januário. As empresas privadas que adquirirem esses direitos — cujos nomes são sigilosos, conforme o presidente Pedrinho —, possivelmente os utilizarão na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste da cidade, que foi palco de uma das três audiências públicas durante a tramitação do projeto de lei. Após duas votações em plenário e parecer coletivo das comissões da casa, o projeto foi aprovado.

Os recursos arrecadados deverão ser integralmente direcionados para as obras em São Januário e arredores, cujo custo está estimado em R$ 506 milhões. Além da revitalização do estádio, a lei prevê uma série de melhorias urbanísticas na região. O clube tem forte conexão com a Barreira do Vasco, comunidade vizinha ao estádio, que estará diante de uma área de acesso livre no terreno.

— A abrangência da lei vai além do Vasco. Contribui para o desenvolvimento da região: São Cristóvão, Benfica, Caju. Uma emenda garante que 6% do valor arrecadado seja investido em infraestrutura local. Reconhecemos a importância de São Januário para a região. Durante o período em que o estádio estava fechado, um estudo da prefeitura revelou que quase 20 mil trabalhadores estavam envolvidos de forma direta ou indireta nos dias de jogos — ressaltou o presidente da Câmara, Carlo Caiado.

O projeto do novo complexo de São Januário — Foto: Editoria de ArteO projeto do novo complexo de São Januário — Foto: Editoria de Arte

Estruturas e esculturas

Ainda sujeito a algumas alterações solicitadas pela diretoria de Pedrinho, que serão anunciadas em breve, o projeto abrange não somente a reconstrução quase completa das arquibancadas, mantendo apenas a fachada histórica na área social. Com a capacidade atual em torno de 20 mil lugares, o estádio passará a comportar cerca de 47 mil pessoas, com áreas sem assentos (para aproximadamente 32 mil espectadores), além de setores com assentos, camarotes e lounges.

A atual sala da presidência, próxima à mega loja e com visão total do campo, será incorporada a uma das duas torres que serão erguidas nas extremidades da fachada. Assim como diversas salas utilizadas pelo clube dentro dos corredores do estádio.

— A sala será realocada para a torre sul, onde teremos um salão para eventos e convenções em um pavimento. Posteriormente, haverá um andar administrativo, destinado à presidência e diretoria, e um pavimento com restaurantes. Teremos dois restaurantes temáticos, situados nas torres norte e sul. Vale destacar que as torres possuirão varandas, que serão transformadas em camarotes especiais, como um camarote de ídolos — detalha Sérgio.

Algumas estruturas do complexo atual serão mantidas, como o parque aquático e a capela de Nossa Senhora das Vitórias, que integrarão um setor misto atrás da arquibancada sul: haverá uma área social, com piscina e espaço de recreação — com potencial para eventos, inclusive aproveitando a capela —, e uma torre esportiva com vários ginásios, substituindo as estruturas esportivas existentes. Na última temporada, o principal ginásio sediou os jogos do Vasco no NBB. O Colégio Vasco da Gama manterá sua estrutura atual.

Torres serão construídas nas pontas da fachada — Foto: ReproduçãoTorres serão construídas nas pontas da fachada — Foto: ReproduçãoA capela. À direita, o prédio de ginásios. À esquerda, a área social — Foto: ReproduçãoA capela. À direita, o prédio de ginásios. À esquerda, a área social — Foto: Reprodução

A obra, com duração prevista de, no mínimo, dois anos e meio, terá impacto na estátua de Roberto Dinamite (inaugurada em 2022) e possivelmente na de Romário. A posição das esculturas ainda está em definição, em conjunto com a família de Roberto.

Dinamite na inauguração de sua estátua, em abril de 2022 — Foto: AFP/Daniel Ramalho/VascoDinamite na inauguração de sua estátua, em abril de 2022 — Foto: AFP/Daniel Ramalho/Vasco

O projeto agora avança para a fase de negociações e licenciamento, sendo que a segunda etapa demandará alguns meses. Os torcedores que desejarem visitar o estádio atual têm até o final do Brasileirão. As obras devem ser iniciadas entre dezembro e janeiro do próximo ano. Em abril de 2027, São Januário completará 100 anos.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

Conecte-se com
guest

Conecte-se com
guest

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

VEJA TAMBÉM

Na volta do intervalo, Tchê Tchê substitui Hugo Moura.

10 minutos atrás

Tchê Tchê entra em campo e promete agitar o jogo para o Vasco na segunda etapa!

Jogadores do Vasco comemorando em campo.

Jogadores do Vasco celebraram com a dança do ‘trem-bala’ após o gol de Rayan.

16 minutos atrás

Após gol de Rayan, jogadores do Vasco vão à loucura com a dança do 'trem-bala' em campo.

Treinador do Vasco em campo, com braços cruzados, olhar sério, usando camiseta preta com logo do clube.

Fernando Diniz, durante o 1º tempo: ‘Você sempre repete essa situação: faz a jogada que resulta em gol e depois complica. Vamos, Piton’

20 minutos atrás

Diniz cobra intensidade de Piton após jogada decisiva em partida crucial para o Vasco na temporada.

Paulo Henrique foi o atleta do Vasco mais utilizado no Cartola nesta rodada.

22 minutos atrás

Paulo Henrique brilha em campo e se destaca como o protagonista da rodada no Cartola!

Torcida do Vasco em estádio lotado durante jogo.

Torcida do Vasco clama que é ‘dever vencer no Caldeirão’; assista ao vídeo.

24 minutos atrás

Vasco enfrenta mais um desafio no Caldeirão e busca a vitória para manter esperanças no campeonato.

Acerj logo de destaque com coração de 3 cores.

Veja as estatísticas da primeira etapa de Vasco x Juventude.

26 minutos atrás

Vasco mostra força em números e promete emoções na segunda etapa contra o Juventude.

Campeonato Brasileiro entre Vasco e Juventude.

Intervalo em São Januário; Vasco está em desvantagem para o Juventude por 2 a 1; confira o gol de Rayan.

30 minutos atrás

Rayan marca, mas Vasco precisa reverter o placar na segunda etapa para continuar sonhando com a vitória.

Mais notícias

Acompanhe o Vasco da Gama no Meuvasco com as Últimas Notícias do Vasco, resultados ao vivo, análises, vídeos e bastidores. Aqui você encontra as principais Notícias do Vasco direto da fonte vascaína, com cobertura completa do Gigante da Colina.

Sobre

  • Últimas Notícias do Vasco
  • Próximos Jogos do Vasco
  • Classificação do Vasco
  • Elenco do Vas
  • Quem somos
  • Parceria
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Links

  • Jogos Play
  • Free Games Plus

Assine nossa newsletter

© 2025 MeuVasco – Site de notícias independente sobre o Club de Regatas Vasco da Gama.
Facebook-f Twitter Instagram Threads
No Result
View All Result
  • Últimas notícias
  • Próximos Jogos
  • Classificação
  • Copa do Brasil
  • Destaques
  • História do Vasco
  • Futebol
    • Elenco
  • Basquete
  • Clube
    • Torcida
  • Base
  • E-Sports
  • Futebol 7
  • Feminino
    • Futebol Feminino
    • Base Feminina
    • Beach Soccer Feminino
    • Futebol Americano Feminino
    • Futsal Feminino
    • Vôlei Feminino
  • Judô
  • Natação
  • Karatê
  • Paradesporto
  • Futevôlei
  • Futmesa
  • Futsal
  • Natação
  • Remo
  • Imprensa
  • Teqball
  • Padbol
  • Tênis
  • Vídeos

© 2025 MeuVasco – Site de notícias independente sobre o Club de Regatas Vasco da Gama.

:wpds_smile::wpds_grin::wpds_wink::wpds_mrgreen::wpds_neutral::wpds_twisted::wpds_arrow::wpds_shock::wpds_unamused::wpds_cool::wpds_evil::wpds_oops::wpds_razz::wpds_roll::wpds_cry::wpds_eek::wpds_lol::wpds_mad::wpds_sad::wpds_exclamation::wpds_question::wpds_idea::wpds_hmm::wpds_beg::wpds_whew::wpds_chuckle::wpds_silly::wpds_envy::wpds_shutmouth:
‹ Back to Categories