Uma curiosidade marca o excelente momento do Vasco no Campeonato Brasileiro. Afinal, é a primeira vez, desde 2020, que o time atinge três triunfos seguidos na competição – e sob o comando de um treinador de mesmo nome de batismo: Ramon. Na sequência anterior, o ex-meio-campista e ídolo da torcida foi o responsável pelo bom começo. Desta vez, porém, é um argentino que se destaca na recuperação.
No torneio marcado pela Covid-19, Ramon Menezes, aos 48 anos, levou o Cruz-Maltino à liderança isolada, com nove pontos nas primeiras rodadas. As vítimas foram Sport (2 a 0, em São Januário), São Paulo (2 a 1, também em casa) e Ceará (3 a 0, no Castelão). Animado, o torcedor utilizou as redes sociais para celebrar o “Ramonismo”, inaugurando a era de sufixos para enaltecer um trabalho no futebol brasileiro.
No entanto, o bom momento não perdurou muito tempo. Afinal, o time saiu vitorioso apenas em dois dos nove jogos seguintes, e Ramon foi demitido precocemente. Atualmente, ele é treinador da Seleção Sub-20 e Olímpica, consequência do que mostrou no Vasco à época. Em clubes, não voltou a obter bons resultados.
Ramón Díaz quebra tabus
Com o triunfo sobre o América-MG, na última segunda-feira, o time de 2023 repetiu a sequência de três temporadas atrás, superando também o Fluminense e o Coritiba nas semanas anteriores, no Rio. Esse é mais um dos tabus que Ramón Díaz supera. Antes, já tinha retornado a vencer por pelo menos quatro gols de diferença após 12 anos, por exemplo. É mais uma fase, portanto, do “Ramonismo” no clube.
Experiente, o argentino de 64 anos é modesto e atribui aos jogadores a virada no Brasileirão, onde o Vasco chegou a ocupar a lanterna durante o primeiro turno. Hoje, pela primeira vez após 17 rodadas, deixou a zona de rebaixamento e almeja objetivos mais altos.
“Acredito que o mais importante desta saída (da zona de rebaixamento) são os jogadores. É fornecer tranquilidade, que sejam intensos e que, em alguns momentos, possamos jogar bem, que não devemos parar de correr, de insistir. Acredito que os jogadores são essenciais nesta mudança que fizeram para sair desta situação. Estamos satisfeitos com os resultados”, afirmou.
Apesar do excelente momento, Ramón Díaz não ficou nada satisfeito com o desempenho da equipe contra o Coelho. Afinal, o Cruz-Maltino sofreu pressão no primeiro tempo, dependeu de excelente atuação do goleiro Léo Jardim e se aproveitou da expulsão do zagueiro Maidana para assumir o controle da partida, principalmente nos minutos finais, quando enfim saiu o gol da vitória, de Jair. Em busca da quarta vitória seguida, o Vasco visita o Santos, domingo, na Vila Belmiro.
Fonte: Jogada 10