A emissora Record protocolou hoje (5) uma proposta para adquirir os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025, em uma negociação com a Liga Forte União. O contrato em questão teria duração de cinco temporadas, valendo até o final de 2029.
De acordo com informações levantadas pelo F5, a proposta feita pela Record totaliza R$ 2,8 bilhões para todo o período, o que equivale a R$ 560 milhões por ano. Esse valor supera a oferta realizada pelo SBT, a qual foi recusada pela Liga Forte União na última semana.
Questionada hoje (5) sobre essa proposta, a Record confirmou ao F5 que participou do processo de licitação pelos direitos de transmissão do Brasileirão em TV aberta, mas optou por não revelar os valores envolvidos. Os clubes, por sua vez, demonstraram interesse na oferta da Record, indicando uma possível aceitação.
Caso o acordo seja concretizado, a Record fará seu retorno ao Campeonato Brasileiro após um intervalo de 19 anos. A última temporada transmitida pela emissora foi em 2006, quando ainda mantinha parceria com a Globo para as transmissões de futebol.
Vale recordar que em 2011 a Record ensaiou uma negociação com os clubes para adquirir os direitos do Brasileirão daquela época por meio de uma proposta ao então Clube dos 13. No entanto, a Globo negociou diretamente com cada equipe, levando a Record a desistir do negócio.
Com a possível obtenção dos direitos do Brasileirão, a Record passaria a contar com 54 partidas de futebol nacional em sua grade de programação. Além disso, a emissora já possui os direitos de transmissão do Campeonato Paulista, com contrato vigente até o próximo ano, garantindo a exibição de 16 jogos.
No que diz respeito ao Brasileirão, a proposta envolve a transmissão de um jogo por rodada com um dos times da Liga Forte União como mandante, todos com exclusividade. A ideia da liga é que as partidas de TV aberta abram as rodadas, sendo realizadas às quartas-feiras, às 19h30, ou aos sábados, às 16h.
A Record se mostrou receptiva às sugestões de horários, mas pretende discuti-las somente após a concretização do acordo. A expectativa na emissora é de que o anúncio oficial seja feito logo depois dos Jogos Olímpicos de Paris.
A Liga Forte União é composta, entre outros clubes, por Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude, todos na Série A, além de Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR nas divisões inferiores.
Fonte: Folha Esporte