O Vasco enfrenta o Fortaleza, nessa quarta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), em São Januário, pela Série A do Campeonato Brasileiro com a necessidade urgente da vitória. Na zona de rebaixamento na maior parte da competição, o Cruz-Maltino precisa aproveitar o apoio de sua torcida, que mais uma vez lotou as arquibancadas, para conquistar os três pontos e respirar no campeonato.
No entanto, para isso, o Vasco encara o péssimo desempenho ao longo de toda a temporada em casa. Até o momento, em 14 partidas, são apenas seis triunfos, com três empates e cinco derrotas. Ou seja, quando joga em São Januário, o rendimento é de apenas 50%. A média é um pouco mais alta apenas por conta de duelos pelo Campeonato Carioca.
No próprio Brasileirão, são cinco derrotas e somente duas vitórias em casa. O último confronto, com o apoio da torcida, contra o São Paulo, terminou em empate. Apenas Grêmio e Coritiba foram derrotados pelo Cruz-Maltino jogando em São Januário. As derrotas para Cruzeiro e Athletico aconteceram sem público, enquanto a derrota para Bahia, Santos e Goiás os vascaínos estavam presentes.
Do lado positivo, a última derrota com torcida em casa foi contra o Goiás, no dia 22 de junho, em um jogo que marcou a interdição de São Januário após incidentes violentos que ocorreram após o jogo. Até a partida contra o Grêmio, por exemplo, o Vasco tinha ficado cinco jogos seguidos sem marcar gols em casa.
Histórico favorável
Se olharmos pelo lado positivo e pelos tabus, o Vasco tem todas as condições de vencer mais um confronto em sua luta contra o rebaixamento pela quinta vez: o Fortaleza nunca venceu o Vasco como visitante. No total, jogando em São Januário, foram oito confrontos com cinco vitórias dos cariocas e três empates.
Além disso, o Leão da Pici marcou apenas dois gols no Rio de Janeiro contra o Vasco e sofreu nove. O último encontro em São Januário terminou em empate sem gols pela Série A em 2020. No ano anterior, o Vasco saiu vitorioso por 1 a 0.
Bom visitante
Se o Fortaleza ainda não conseguiu quebrar a sequência de jogos sem vitórias no Rio de Janeiro contra o Vasco, os cariocas devem se cuidar. No geral, o Tricolor da Pici é o oitavo melhor visitante de toda a Série A do Brasileirão. Em 12 partidas, a equipe soma quatro vitórias e dois empates, totalizando 14 dos 42 pontos conquistados fora do Castelão.
Já o Vasco é apenas o 14º melhor mandante. O time da Cruz de Malta disputou 13 partidas em casa (incluindo jogos no Maracanã e no Nilton Santos), com cinco vitórias, dois empates e seis derrotas até o momento.
Fonte: Itatiaia