O Vasco avançou para a semifinal da Copa do Brasil após empatar em 1 a 1 com o Botafogo nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, vencendo a disputa por pênaltis por 5 a 4.
O time cruzmaltino inaugurou o marcador no primeiro tempo com Nuno Moreira. O Botafogo igualou o jogo minutos antes do intervalo, com um gol de Alex Telles. Na disputa de pênaltis, Léo Jardim se destacou ao defender a cobrança do lateral alvinegro, garantindo a classificação do Vasco.
Na semifinal, o Vasco vai enfrentar o Fluminense em mais um clássico, buscando uma vaga na grande final da competição.
Resumo da Partida
O Botafogo começou a partida de forma mais ofensiva, criando sua primeira oportunidade logo aos cinco minutos, quando Jeffinho recebeu um passe na área, mas viu Paulo Henrique salvar o Vasco. Em seguida, Alexander Barboza teve outra chance, mas não conseguiu vencer Léo Jardim com um cabeceio.
O Vasco, porém, melhorou sua marcação e começou a atacar com mais força, abrindo o placar aos 20 minutos. Coutinho cobrou uma falta, Neto falhou na saída de bola, e Nuno Moreira aproveitou para colocar a bola no fundo das redes.
Com o gol, o Botafogo partiu em busca do empate e conseguiu aos 42 minutos. Correa foi derrubado na área por Léo Jardim, resultando em um pênalti que Alex Telles converteu.
Motivados, os alvinegros pressionaram ainda mais nos últimos minutos do primeiro tempo, criando várias oportunidades para se colocar à frente, mas o placar ficou igual até o intervalo. No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor e dominou os primeiros minutos, mas falhava na finalização. O Vasco errava muitos passes e pouco ameaçava a defesa adversária.
Aos 14 minutos, o Vasco criou sua primeira boa oportunidade na etapa complementar, mas Coutinho não conseguiu finalizar bem. O Botafogo, por sua vez, chegou perto de marcar aos 25 minutos, mas a cabeçada de Alexander Barboza foi bem defendida por Léo Jardim.
Nos minutos finais, a partida ficou aberta, mas ambos os times não conseguiram marcar, levando o jogo para os pênaltis. Léo Jardim se destacou novamente ao defender a cobrança de Alex Telles, confirmando a classificação do Vasco para a semifinal da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 (4) X 1 (5) VASCO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de setembro de 2025 (Quinta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
GOLS
BOTAFOGO: Alex Telles, aos 42min do primeiro tempo
VASCO: Nuno Moreira, aos 20min do primeiro tempo
BOTAFOGO: Neto, Mateo Ponte (Vitinho), Alexander Barboza, Kaio Pantaleão e Alex Telles; Newton e Marlon Freitas; Jeffinho (Matheus Martins), Santiago Rodríguez (Artur) (Chris Ramos), Correa (Savarino) e Arthur Cabral
Técnico: Davide Ancelotti
VASCO: Leo Jardim, Paulo Henrique, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton (Puma Rodríguez); Tchê Tchê (Mateus Carvalho) (Robert Renan) e Cauan Barros; Rayan, Philippe Coutinho (Matheus França) e Nuno Moreira (David); Pablo Vegetti
Técnico: Fernando Diniz
Fonte: Gazeta Esportiva