Em uma fase sem conquistar vitórias nos últimos três jogos do Campeonato Brasileiro, o Vasco buscará mudar esse cenário adverso na quarta-feira (19). Confrontando o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 10ª rodada, o time busca não apenas os três pontos, mas também afastar um “fantasma” do passado.
Tendo acumulado sete pontos nas nove primeiras partidas, uma vitória em solo gaúcho elevaria a pontuação do Vasco para dez. Isso representaria uma superação em relação à baixa performance no início do primeiro turno do Brasileirão de 2023, quando a equipe conquistou apenas nove pontos em 14 jogos, sob a gestão dos técnicos Maurício Barbieri e William Batista (interino), sendo seis desses pontos conquistados nas dez primeiras rodadas.
Somente após a chegada de Ramón Díaz, que estreou na 16ª rodada, a performance do time começou a melhorar e, ao final, com uma campanha histórica, o argentino garantiu a permanência do clube na Série A.
No período em que Barbieri e William estiveram à frente do Vasco, a equipe registrou apenas duas vitórias, além de três empates e nove derrotas. O Cruzmaltino encerrou oficialmente o primeiro turno com 16 pontos, considerando o jogo adiado contra o América-MG, sendo que sete desses pontos foram conquistados já sob o comando de Ramón.
Atualmente, sob a gestão de Ramón (demitido) e do recém-chegado Álvaro Pacheco, o clube alvinegro acumula dois triunfos, um empate e seis derrotas. A equipe ainda terá mais dez jogos pela frente antes do término do primeiro turno.
Relembre o desempenho do Vasco no primeiro turno de 2023:
Atlético-MG 1 x 2 Vasco – 1ª rodada
Vasco 2 x 2 Palmeiras – 2ª rodada
Vasco 0 x 1 Bahia – 3ª rodada
Fluminense 1 x 1 Vasco – 4ª rodada
Coritiba 1 x 1 Vasco – 5ª rodada
Vasco 0 x 1 Santos – 6ª rodada
São Paulo 4 x 2 Vasco – 7ª rodada
Fortaleza 2 x 0 Vasco – 8ª rodada
Vasco 1 x 4 Flamengo – 9ª rodada
Internacional 2 x 1 Vasco – 10ª rodada
Vasco 0 x 1 Goiás – 11ª rodada
Vasco 1 x 0 Cuiabá – 12ª rodada
Botafogo 2 x 0 Vasco – 13ª rodada
Vasco 0 x 1 Cruzeiro – 14ª rodada
América-MG 0 x 1 Vasco – 15ª rodada
Vasco 0 x 2 Athletico-PR – 16ª rodada
Corinthians 3 x 1 Vasco – 17ª rodada
Vasco 1 x 0 Grêmio – 18ª rodada
Red Bull Bragantino 1 x 1 Vasco – 19ª rodada
Álvaro Pacheco em busca da primeira vitória
Após a saída de Ramón, o técnico de 52 anos, que veio do Vitória de Guimarães, de Portugal, segue perseguindo sua primeira vitória no Vasco. Até o momento, foram três jogos disputados.
Pacheco estreou com uma derrota por 6 a 1 em clássico contra o Flamengo e, na sequência, foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 0, no Allianz Parque. No último domingo (16), conquistou seu primeiro ponto após um empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, em São Januário.
Com esse desempenho, o treinador português se torna o profissional com pior início de trabalho à frente do Vasco desde 2018, quando Alberto Valentim era o comandante e acumulou três derrotas em sequência.
Nem mesmo seu compatriota Ricardo Sá Pinto teve um desempenho tão desfavorável em São Januário. Em seus primeiros três jogos, o técnico português somou uma derrota, uma vitória e um empate, em 2020.
Próximos confrontos do Vasco:
Juventude (F) – 19/06, às 20h (horário de Brasília) – Brasileirão
São Paulo (C) – 22/06, às 21h30 (horário de Brasília) – Brasileirão
Bahia (F) – 26/06, às 21h30 (horário de Brasília) – Brasileirão
Fonte: ESPN