Na edição mais recente do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, elaborado pelo IBOPE Repucom, os principais destaques foram Flamengo, Remo, Mirassol, Chapecoense e Red Bull Bragantino. Esses cinco clubes se destacaram ao totalizarem juntos mais de 1 milhão de novas inscrições em suas redes sociais durante novembro.
O saldo total das 50 equipes analisadas mostrou um desempenho negativo, com um crescimento de -4,3 milhões de inscrições, o menor da série histórica do estudo. Esse decréscimo foi em grande parte impulsionado pela expressiva queda de 7,2 milhões de seguidores no “X” (ex-Twitter), apenas neste mês, entre as contas oficiais dos clubes.
No acumulado do último trimestre, de setembro a novembro, os clubes brasileiros no “X” enfrentaram um saldo negativo de 8,4 milhões de inscrições. Embora a plataforma não tenha confirmado oficialmente, essa queda pode estar relacionada aos esforços de limpeza de contas inativas recentemente anunciados pelo “X”.
O Flamengo, que conquistou seu quarto título na Copa Libertadores da América, liderou o crescimento entre os clubes brasileiros, com um saldo de 574 mil novas inscrições em suas redes sociais, mesmo considerando uma perda de 663 mil no “X”. O clube se destacou no Instagram, com 938 mil novas adesões, no TikTok com 200 mil e no YouTube com 100 mil. Além disso, o Flamengo atingiu a marca histórica de 24 milhões de inscritos no Instagram, somando 65 milhões em suas redes sociais.
Ao focar nas plataformas com crescimento positivo (Instagram, YouTube e TikTok), o Flamengo acumulou cerca de 1,2 milhão de novas inscrições no último mês.
O Remo, que conquistou seu acesso à Série A do Brasileirão após 31 anos, ficou em segundo lugar no crescimento do mês, com mais de 200 mil novas inscrições. Desse total, 80% foram conquistados no Instagram, com 162 mil novos inscritos, alcançando assim 2 milhões de inscrições no total e ocupando a 23ª posição no ranking geral.
O Mirassol, que já estava no TOP 5 no mês anterior, registrou 174 mil novas adesões em novembro, garantindo a terceira posição em crescimento. O Instagram foi responsável por 155 mil novos inscritos, representando 89% do total. O clube ascendeu 11 posições, entrando na 32ª posição do ranking geral e assegurou sua participação na CONMEBOL Libertadores de 2026.
A Chapecoense, que não aparecia entre os cinco melhores desde abril de 2017, teve um aumento de 67 mil novos inscritos, com mais de 90 mil novas adesões no Instagram. Esse crescimento pode ser atribuído ao retorno do clube à Série A do Brasileirão em 2026.
Por último, o Red Bull Bragantino completou o TOP 5 com cerca de 8 mil novas inscrições.
Confira o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom

Entre com sua conta favorita para comentar:
Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo para comentar sem criar conta.