Primeiramente, o Vasco acionou a cláusula de retorno para solicitar que o atacante André Ricardo retorne ao clube. O jogador, de 19 anos, estava emprestado ao Red Bull Bragantino até o final do ano. O acordo original acabaria em dezembro.
A Agência RTI Esporte descobriu que a diretoria vascaína optou pelo retorno do jogador por acreditar que André Ricardo tem as características necessárias para jogar pelo Vasco. Isso porque o clube está buscando contratar um centroavante que se encaixe na realidade financeira do clube.
André Ricardo foi contratado em julho de 2023, após se destacar pelo time Sub-20 do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior e no Campeonato Carioca. Por isso, ele foi emprestado ao Red Bull Bragantino. Durante esse período, ele disputou 39 jogos e marcou 13 gols.
Inicialmente, o acordo entre os clubes previa a aquisição de 50% dos direitos econômicos do jogador por 1 milhão de euros (R$ 6 milhões, na cotação atual). A negociação foi realizada pela 777 Partners, ex-proprietária da Vasco SAF, em 2023.
Reportagens apontam que André Ricardo assinou seu primeiro contrato profissional com o Vasco em 2022. Seu contrato é válido até maio de 2025. A cláusula de rescisão é de 40 milhões de euros (R$ 240,6 milhões). As partes ainda não discutem a renovação contratual.
Inicialmente, o centroavante, que é ponta-esquerda de origem, será integrado ao time Sub-20 do Vasco. A intenção é utilizar essa categoria para o jogador ganhar experiência em campo. Isso porque ele tem boas chances de ser utilizado no time principal pelo técnico Rafael Paiva.
Nas categorias de base do Gigante da Colina, o jovem disputou 63 partidas, marcou 17 gols e fez 11 assistências. Nesse período, ele conquistou o Campeonato Carioca Sub-20 (2023), o Campeonato Carioca Sub-17 (2021 e 2022) e a Copa Rio Sub-17 (2022).
Fonte: RTI Esporte