Enquanto Jair e Paulinho se machucaram em fevereiro durante o Campeonato Carioca e perderam a maior parte da temporada, Estrella e Adson também se tornaram desfalques nos últimos meses sob a orientação de Rafael Paiva.
Por isso, o ge apresenta aqui a situação de cada um deles no departamento médico do clube. Confira a lista abaixo.
Jair
O volante é o que mais se aproxima do seu retorno aos gramados. Ele se contundiu na partida contra o Flamengo no Campeonato Carioca, no dia 4 de fevereiro, quando sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo. No entanto, Jair já voltou a treinar com bola e tem se dedicado bastante aos treinos físicos para melhorar seu condicionamento.
Internamente, a recuperação de Jair é considerada “excepcional”.
Jair em ação no treino do Vasco — Foto: Matheus Lima / CRVG
A recuperação de um jogador que passou por essa cirurgia costuma durar entre 8 e 10 meses. Contudo, o volante já está treinando com bola há mais de uma semana. Apesar disso, é pouco provável que ele esteja apto para os jogos em Belo Horizonte contra Cruzeiro e Atlético-MG. O mais provável é que Jair retorne a ser relacionado após a data FIFA.
Paulinho
Dez dias após a lesão de Jair, Paulinho também teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, durante o jogo contra o Bangu, e se tornou outro desfalque importante para o Vasco.
Paulinho está seguindo todos os prazos e protocolos estabelecidos pelo clube em seu tratamento. Ele está na fase final de fortalecimento e em breve deverá atingir o mesmo estágio que Jair, participando mais ativamente dos treinos com o grupo e com a bola, enquanto também melhora sua parte física.
Paulinho faz trabalho com bola no Vasco — Foto: Leandro Amorim/Vasco
Estrella
O meia sentiu dores no joelho direito durante o clássico contra o Botafogo, no dia 29 de junho, e foi substituído logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Sua condição exigiu uma cirurgia, e o Vasco chegou a cogitar postergar a operação para o fim da temporada. No entanto, temendo agravamento do quadro, decidiram realizar o procedimento em julho.
Estrella apresentou uma alteração anatômica congênita, conhecida como variante discóide, e sua cirurgia teve como objetivo estabilizar o menisco. O retorno desse meia formado no clube deverá acontecer apenas no ano que vem.
Guilherme Estrella no treino do Vasco — Foto: Leandro Amorim / CRVG
Adson
O atacante do Vasco sofreu uma fratura por estresse na tíbia e optou pela cirurgia na perna direita, no início de setembro. O tempo estimado para sua recuperação é de 10 a 12 semanas, o que significa que Adson deverá retornar apenas em meados de novembro ou dezembro, na reta final da temporada.
Assim, é bem possível que o jogador, assim como Estrella, só consiga voltar a vestir a camisa do Vasco em 2025.
Adson em ação com a camisa do Vasco — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Fonte: ge