Dentre as novidades, apenas o Cerrado Basquete solicitou licença para não competir. EC Vitória (BA) e Fluminense (RJ), embora tenham mostrado interesse inicial, decidiram retirar suas candidaturas neste momento. Esses eventos reforçam a responsabilidade e comprometimento que vêm sendo fortalecidos entre os clubes da LNB.
“A sensação é de estarmos no rumo correto e que este caminho se mostra cada vez mais promissor a cada ano. Vivemos um momento especial no basquete nacional. O Brasil está de volta às Olimpíadas, nossa Liga de Desenvolvimento está em constante crescimento, nosso corpo administrativo sempre elevando o padrão de organização a cada temporada, e um NBB CAIXA cada vez mais sólido. Só temos a agradecer a todos que contribuem para o sucesso desse ecossistema, pela confiança e alinhamento com os valores e propósitos”, declarou Carlos Renato Donzelli, vice-presidente da LNB.
O presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, comemorou o número de 18 equipes confirmadas para o próximo NBB CAIXA. “Temos grande expectativa de mais uma edição equilibrada do campeonato. Observamos as equipes se movimentando, o mercado bastante agitado. A perspectiva é muito positiva para termos um NBB CAIXA cada vez mais forte e competitivo”, afirmou.
A fase de classificação será disputada em dois turnos, classificando os 16 melhores colocados para os Playoffs. O formato dos mata-matas seguirá semelhante à última edição do NBB CAIXA, com uma única alteração: a série de oitavas de final voltará a ser uma melhor de cinco jogos, padrão que já ocorre nas quartas, semifinais e finais.
Outra modificação decidida pelas equipes durante a reunião de segunda-feira (29/07) envolve o formato das séries dos playoffs, que retomará o modelo anterior à pandemia: 1-2-1-1. Ou seja, a equipe de melhor performance disputará o primeiro jogo como visitante, em seguida terá dois jogos como mandante e, se necessário, disputará o quarto confronto fora de casa antes de retornar para o quinto e decisivo confronto em seus domínios.
A Copa Super 8 terá sua sexta edição em janeiro de 2025. O torneio contará com as oito equipes melhor classificadas no primeiro turno do NBB CAIXA e garantirá ao vencedor uma vaga na principal competição internacional de clubes reservadas ao NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição promovida pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP, além do apoio de IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Confira os times confirmados no NBB CAIXA 2024/2025:
Bauru Basket (SP)
Botafogo (RJ)
BRB/Brasília (DF)
Caxias do Sul Basquete (RS)
Corinthians (SP)
Farma Conde São José Basketball (SP)
Flamengo (RJ)
Fortaleza BC/CFO (CE)
Sesi Franca (SP)
Minas Tênis Clube (MG)
Mogi Basquete (SP)
Pato Basquete (PR)
Paulistano (SP)
Pinheiros (SP)
São Paulo FC (SP)
União Corinthians (RS)
Unifacisa (PB)
R10 Score Vasco da Gama (RJ)
Fonte: LNB