O Vasco da Gama recebeu, em sua casa, São Januário, mais de 30 membros da família de Antonio da Silva Campos e Raul da Silva Campos, ex-presidentes do CRVG, para um passeio pelo estádio e uma justa homenagem, com entrega de camisas personalizadas e placas de reconhecimento pelo que realizaram.
Antonio e Raul foram irmãos que tiveram um papel decisivo na trajetória do Club de Regatas Vasco da Gama, cada um liderando a equipe em períodos diferentes e trazendo avanços significativos.
Antonio tomou posse como presidente do Vasco da Gama em 1923, um ano marcante na história do Clube. Sob sua batuta, o Cruzmaltino conquistou seu primeiro título do Campeonato Carioca, com uma equipe composta por jogadores das classes populares, conhecidos como “Camisas Negras”. Assim, o Clube e seus atletas enfrentaram uma estrutura racista e repleta de preconceitos sociais, que eram características do futebol carioca, então a capital do Brasil.
Em 1924, pressionado para excluir seus atletas, o Clube, com a liderança de Antonio Campos e seu irmão Raul, se posicionou firmemente contra o racismo e a discriminação social, resultando na célebre “Resposta Histórica”. Esse importante documento foi redigido e assinado pelo presidente da época, José Augusto Prestes, que colocou no papel os valores vascaínos de Respeito, Igualdade e Inclusão.
Antonio Campos voltou ao comando do Vasco em 1939, onde permaneceu até janeiro de 1942. Nessa nova passagem à frente do Gigante da Colina, ele ajudou o clube a conquistar seu primeiro título internacional, o Torneio Luiz Aranha, em 1940.
Raul da Silva Campos presidiu o clube em 1915, e foi astuto ao introduzir o futebol na agremiação vascaína. Retornou ao comando de 1926 a 1932. Durante sua segunda gestão, liderou a construção do Estádio de São Januário, inaugurado em 21 de abril de 1927, que se tornou um ícone da força e autonomia do Clube e dos valores vascaínos.
Raul também consolidou a saúde financeira e a estrutura administrativa do Vasco, preparando o clube para os desafios que viriam e solidificando sua presença no cenário esportivo nacional. Em 1933, foi o primeiro presidente de uma liga profissional de futebol na cidade, a Liga Carioca de Football. O dirigente vascaíno foi uma das figuras centrais na profissionalização desse esporte que é uma verdadeira paixão nacional.
O esforço dos irmãos Campos foi essencial para moldar a identidade e os princípios do Club de Regatas Vasco da Gama, deixando um legado de inclusão, resistência e inovação.
#Vasco #VascodaGama #CRVGTV #Historia #SãoJanuário #RespostaHistorica
Fonte: Youtube CRVG TV