Tudo começou com a confusão generalizada após a derrota do Vasco para o Goiás. O estádio de São Januário se transformou em um campo de batalha e, desde então, a Justiça do Rio manteve o local interditado. Mas hoje existem argumentos convincentes para isso? O Lance! opina.
Por que o Vasco não pode jogar em São Januário? O Judiciário não permite. Na esfera esportiva (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o time já cumpriu sua punição. Em teoria, o clube poderia voltar a receber público no estádio histórico. No entanto, a Justiça ordinária interditou o local por tempo indeterminado. Uma decisão histórica e inédita.
Nas mídias sociais, os torcedores protestam, se revoltam e clamam pelo direito de pisar em São Januário nos dias de jogos. Inclusive, criaram a hashtag ”#LibertemSãoJanuário” para tratar do assunto.
A Justiça do Rio deveria se envergonhar de tomadas de decisão que reforçam o elitismo, preconceito e racismo. São Januário foi construído pelo povo e é o próprio povo que cerca o estádio. Pessoas negras das favelas do Arará, da Barreira do Vasco e do Tuiuti.
Ao contrário do que o Judiciário insiste em afirmar, São Januário e a Barreira do Vasco são lugares tranquilos para se frequentar. Inclusive, a equipe do Lance! costuma visitar esses locais.
Se o “problema” é a favela, o Rio de Janeiro deveria ter todos os estádios interditados, considerando que a cidade é cercada por comunidades. O próprio Maracanã, o maior palco do futebol mundial, fica ao lado da Mangueira, que é uma comunidade.
Dados também comprovam que o próprio Maracanã lidera, ao lado de São Januário, a lista de estádios onde ocorrem mais tiroteios ao redor. Veja na imagem abaixo:
Neste caso, o Vasco não ocupa mais a posição de réu, mas sim a de vítima. O time é o único do Campeonato Brasileiro que já cumpriu sua punição e mesmo assim é punido por não ter o direito de receber torcedores em seu próprio estádio.
No entanto, a maior vítima nessa situação é o povo. O trabalhador que depende do comércio em pleno funcionamento, principalmente nos dias de jogos, para sustentar sua família.
Por fim, essa opinião termina com a mesma pergunta que originou esta reportagem. Por que o Vasco não pode jogar em São Januário?
Fonte: Lance!
Conversa da torcida
Sua opinião ajuda a fortalecer a torcida. Vale comentário curto, reação rápida ou até GIF.
Comente com a torcida
Entre para participar da conversa.
Seu e-mail fica privado
Seu e-mail não aparece publicamente. Ele é usado apenas para identificar seu comentário e, se necessário, contato do site.
Entre para comentar com seu avatar. Você volta para este post automaticamente.
Crie sua conta em segundos. Você volta para este post automaticamente.
Torcida falando agora
Comentários recentes da comunidade em outras notícias e espaços do MeuVasco.