O Vasco da Gama cumpriu os quatro jogos sem torcedores, como determinado pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), devido à confusão na derrota para o Goiás, mas ainda não sabe quando poderá jogar novamente em São Januário com sua torcida.
O motivo é que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) questiona se o estádio possui segurança suficiente para receber o público. Hoje, os parlamentares Dani Monteiro e Tarcisio Mota (PSOL), divulgaram comunicado questionando a proibição e alegando “discriminação racial” e “preconceito de classe”.
Comunicado completo
No décimo primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, o Vasco foi derrotado em casa pelo time do Goiás, e a insatisfação da torcida com o clube gerou um grande tumulto. Como sanção, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o clube jogasse como mandante com os portões fechados do seu icônico estádio por 4 jogos. A punição foi cumprida no último fim de semana, quando o clube venceu o jogo. Entretanto, ainda é incerto quando os torcedores poderão retornar a São Januário.
Isso ocorre devido a uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que resolveu prolongar a punição. O que chama a atenção, no entanto, é o elitismo presente no Ofício enviado pelo TJ-RJ, que alega que o estádio é cercado pela comunidade da Barreira do Vasco, onde tiroteios são comuns, o que geraria insegurança para os torcedores durante a ida e a saída dos jogos.
No entanto, os milhares de torcedores que frequentam o estádio semanalmente são prova de que o ambiente é seguro. Além disso, a atmosfera pré-jogo nos arredores de São Januário é uma das mais famosas do país, um ambiente tipicamente carioca, com muita música e confraternização. Um local frequentado até mesmo por mulheres e crianças.
Na mesma rodada em que o Vasco foi punido, o Santos também recebeu punição, tendo sua torcida impedida de frequentar a Vila Belmiro devido a uma confusão após a derrota para o Corinthians. No entanto, após cumprir a punição, é previsto o retorno à normalidade na Vila Belmiro, ao contrário do que ocorre com o time carioca.
Não é possível ignorar o caráter racista da decisão do TJ-RJ, que não apenas pune a instituição Vasco, mas também pune a “cultura da favela” que a cerca, enquanto o clube é conhecido como um verdadeiro clube do povo. Além disso, as consequências dessa punição já estão sendo sentidas no bolso e na mesa de muitos trabalhadores da Barreira do Vasco, que dependem dos jogos para garantir seu sustento.
O elitismo e o preconceito não podem influenciar as determinações judiciais. A torcida do Vasco deve ter seu direito de frequentar os jogos retomado. E a festa na Barreira não pode ser interrompida!
Maracanã
Já que atualmente não é possível jogar na Colina Histórica e com o aniversário de 125 anos se aproximando, o Cruzmaltino está tentando levar o próximo jogo como mandante no Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, pela 20ª rodada, para o Maracanã. Foi feito o pedido e o Vasco aguarda pela resposta.
Conversa da torcida
Sua opinião ajuda a fortalecer a torcida. Vale comentário curto, reação rápida ou até GIF.
Comente com a torcida
Entre para participar da conversa.
Seu e-mail fica privado
Seu e-mail não aparece publicamente. Ele é usado apenas para identificar seu comentário e, se necessário, contato do site.
Entre para comentar com seu avatar. Você volta para este post automaticamente.
Crie sua conta em segundos. Você volta para este post automaticamente.
Torcida falando agora
Comentários recentes da comunidade em outras notícias e espaços do MeuVasco.