A incerteza quanto ao local começou nos últimos dias de 2024. O Nova Iguaçu, que seria o dono da casa, não conseguiu vender a partida fora do Rio de Janeiro. Com isso, chegaram a um consenso com o Vasco para inverter o mando. Ou seja, o Cruzmaltino, mesmo como visitante, jogaria no seu próprio estádio, enquanto o clube da Baixada abriria mão de atuar em casa, tentando lucrar com a venda de ingressos. No início, a FERJ se opôs à ideia, já que essa troca de mando não é recomendada, apesar de não ser proibida.
De acordo com as regras, a FERJ poderia escolher um estádio alternativo para a partida caso o local original não receber autorização. Assim, o Raulino de Oliveira era o provável local, mas a TV Globo, que tem a palavra final, decidiu intervir. A emissora concluiu que seria mais viável logística e operacionalmente realizar o jogo em São Januário, que é o embate que quer transmitir em sua programação aberta.
Essa mudança de última hora também se deu pelo fato de que o Vasco foi o último grande clube a firmar contrato com a Globo. Essa indefinição durou até os momentos finais do ano passado, mas a escolha da emissora de mostrar o Cruzmaltino na telinha comprova que o acordo foi um sucesso.
Influência da Globo chegou até no horário
Além disso, o fato de dois grandes clubes jogarem quase simultaneamente já na primeira rodada é mais uma consequência da insistência da emissora carioca. Inicialmente, essa situação não estava programada, já que a ideia era espalhar as partidas dos quatro grandes em horários distintos. O duelo entre Botafogo e Maricá, no Estádio Nilton Santos, já estava definido para ser o primeiro da competição, às 16h de sábado.
Mas o desejo da Globo de transmitir o jogo do Vasco para alcançar mais público pelo Brasil prevaleceu. Em 2025, os jogos na TV aberta ocorrerão sempre aos sábados, às 16h30, espaço encontrado na grade para encaixar essas partidas. Durante mais de 20 anos, o domingo à tarde foi o horário favorito.
A nova distribuição das transmissões do Campeonato Carioca inclui, além da Globo, suas subsidiárias, sportv e Premiere (pay-per-view). O Bandsports também detém direitos de transmissão e ficará com algumas partidas de forma exclusiva. Assim, horários pouco habituais poderão surgir na tabela, com jogos aos domingos às 19h, 20h e até 21h.
Fonte: Rádio Tupi
Escreva seu comentário