No confronto entre duas das equipes mais fortes do Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024, o Vasco ganhou do Paulistano por 76 a 70, no ginásio Antônio Prado Júnior, casa da equipe paulista, na noite desta segunda-feira. O armador vascaíno Eugeniusz foi o principal jogador e maior pontuador da partida com 25 pontos, além de 4 rebotes e 3 assistências. Com isso, o Vasco alcançou sua décima vitória em 14 jogos (10v e 4d), enquanto o Paulistano sofreu sua quinta derrota em 14 partidas (9v e 5d).
Tanto em desempenho quanto em pontos, Paulistano e Vasco iniciaram o confronto empatados na quarta posição do NBB 2023/2024, com nove vitórias e quatro derrotas cada. Isso justificaria uma partida equilibrada e imprevisível, o que de fato ocorreu.
O jogo
Paulistano tem melhor início, mas vê o Vasco equilibrar no primeiro tempo
Entretanto, o primeiro quarto começou com o Paulistano dominando um Vasco desatento e, logo aos três minutos, a equipe da casa fez 10 a 0. Já os visitantes demoraram cinco minutos para marcar o primeiro ponto, mas a partir daí iniciaram a reação, com 11 a 4, sendo 8 pontos de Basílio. Perto do fim do período, o Gigante da Colina igualou o placar em 20 a 20. No segundo quarto, o Paulistano apertou mais a defesa forçando a equipe carioca a cometer erros, levando a equipe Paulista abrir 32 a 25, na metade do período. No entanto, o Vasco encontrou o bom desempenho e terminou o período vencendo por 13 a 6 nos últimos quatro minutos, com o placar em 38 a 37.
Segundo tempo decidido nos detalhes e Vasco mais forte no fim
O jogo seguiu equilibrado no terceiro quarto, com constantes trocas na liderança. Imediatamente, o Paulistano recuperou a vantagem, mas viu o Vasco passar à frente. Ferreyra, pelos paulistas, e Eugeniusz, pelos cariocas, marcaram 9 pontos cada no período, porém os donos da casa encerraram o quarto em 61 a 58. No último período, o equilíbrio foi total, com cinco mudanças na liderança nos últimos oito minutos de jogo. Depois de o placar marcar 67 a 65 a favor dos cariocas, não houve mais alteração em quem venceria a partida; pelo contrário, o Vasco fez 7 a 3 nos últimos três minutos de jogo e confirmou a vitória por 76 a 70.
O próximo compromisso de ambas as equipes será fora de casa. O Vasco permanece na capital paulista e enfrentará o Pinheiros, no ginásio Henrique Villaboim, nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro. Já o Paulistano medirá forças com o Brasília, no ginásio Nilson Nelson, neste sábado, dia 16 de dezembro.
Fonte: ge