Com nova iluminação, São Januário contará com sistema automatizado e espetáculo de luzes similar ao das grandes arenas.

O processo de modernização da iluminação em São Januário, atualmente em andamento, visa não apenas uniformizar o sistema e adequar o estádio do Vasco às exigências da Conmebol, mas também introduzir equipamentos de ponta que proporcionarão um “show de luzes”, semelhante ao que é visto em outras grandes arenas do país.

Com essas melhorias, São Januário se tornará mais moderno enquanto aguarda a realização de uma reforma maior. A empresa selecionada pelo clube, que já é responsável pela iluminação de seis dos doze estádios utilizados na Copa do Mundo de 2014, tem até o dia 30 deste mês para finalizar as instalações.

A expectativa é que tudo esteja pronto para a estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em casa contra o Santos, programada para às 18h30 (horário de Brasília).

Estádio de São Januário, casa do Vasco — Foto: Leandro Amorim / CRVGEstádio de São Januário, casa do Vasco — Foto: Leandro Amorim / CRVG

O clube firmou contrato com a Silicon, uma empresa de Curitiba que já cuidou da iluminação da Arena das Dunas, Arena Fonte Nova, Arena Castelão, Arena da Amazônia, Mané Garrincha e Ligga Arena. No Rio de Janeiro, também são responsáveis pela iluminação do Estádio Nilton Santos e da Granja Comary, centro de treinamento da seleção brasileira localizado em Teresópolis.

O projeto em São Januário inclui a instalação de cerca de 50 projetores de alta potência (1.200W) com a tecnologia Coliseo EVO e uma durabilidade de 160 mil horas. Também será implementado um sistema de automação DMX do tipo “timecode”, que permitirá a sincronização com músicas e intensificará a interatividade com o público presente no estádio. O investimento total por parte do Vasco gira em torno de R$ 500 mil.

Um ponto importante é que todas essas melhorias estão sendo planejadas com a futura reforma de São Januário em mente, garantindo que o novo sistema de iluminação possa ser aproveitado, evitando a necessidade de substituições ou ajustes quando as obras de revitalização do estádio forem iniciadas. Fonte: ge