Polícia Militar justifica veto ao jogo Vasco x Flamengo em São Januário devido a ‘riscos à segurança’

Vasco x Urubu em São Januário está vetado pela PM, que aponta 'riscos à segurança'. Entenda os motivos dessa decisão!

💬 0 🔥 5
O Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) negou o pedido do Vasco da Gama para que o clássico contra o Flamengo ocorresse no Estádio de São Januário. A partida está agendada para o dia 19 de abril, como parte da quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Em uma declaração oficial, a Polícia Militar explicou sua decisão, apontando “riscos à segurança no entorno e no interior do estádio” durante eventos desse tipo. A declaração completa é a seguinte:

PUBLICIDADE

“A Assessoria de Imprensa da SEPM comunica que o comando do BEPE se opôs ao pedido do clube para que o clássico entre Vasco e Flamengo, programado para 19 de abril, fosse realizado em São Januário. Essa decisão foi fundamentada em análises estratégicas que indicaram riscos à segurança neste contexto.”
— Polícia Militar do Rio de Janeiro, para o UOL.

O que ocorreu foi que o Vasco fez sua solicitação de forma “excepcional”, uma vez que no momento não existe um laudo que possibilite a realização do jogo lá. O veto foi reforçado no próprio documento enviado.

Agora, o Vasco está considerando outras opções. O Estádio Nilton Santos, onde já havia realizado um jogo contra o Flamengo no Campeonato Estadual, não estará disponível na mesma data, pois ocorrerá um show do cantor Thiaguinho.

Atualmente, o Maracanã é administrado em conjunto pelos clubes Flamengo e Fluminense. Durante o Carioca, o Vasco expressou sua insatisfação quanto à realização do clássico neste estádio, apontando que, mesmo sendo mandante, não teria direito aos lucros de bares, estacionamento e camarotes, que são destinados ao consórcio.

Além disso, o clube não pode mais transferir o jogo para outro estado. Segundo as regras, é necessário solicitar a mudança com 20 dias úteis de antecedência, além de obter a aprovação escrita de todas as partes interessadas, incluindo as federações.

A diretoria do Vasco está em reunião para discutir os próximos passos e está avaliando todas as possibilidades em termos logísticos, jurídicos e de comunicação com o público.

O pedido do Vasco gerou controvérsia nos últimos dias. Em um episódio do “podcast cruz-maltino”, o presidente Pedrinho mencionou a possibilidade de realizar o jogo em São Januário, mesmo que isso significasse uma “torcida única”.

Por sua vez, o Flamengo se manifestou oficialmente e deixou claro que não se opõe a jogar em São Januário, mas exigiu a presença de sua torcida e a garantia de segurança para os seus torcedores por parte da Polícia Militar.


Receba as notícias do Vasco antes da torcida

Resumo diário com as principais notícias do Gigante da Colina. Sem spam.