Vasco se alia aos demais gigantes cariocas no programa Terra FC em apoio à preservação ambiental

Vasco se une a outros grandes clubes do Rio no Terra FC, unidos pelo meio ambiente. Juntos, somos mais fortes!

💬 0 🔥 3
Na noite passada de quinta-feira (08), a Casa G20, situada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro, acolheu convidados especiais para o pré-lançamento do projeto Terra Futebol Clube – Green Futebol Brasil, uma realização de Count Us In e Onda Solidária. Acreditando na força transformadora do esporte, o intuito do encontro foi dar o sinal inicial na partida para a mobilização de jogadores, clubes e torcedores contra as ações climáticas em todo o mundo.

Representantes e atletas de base de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco se fizeram presentes na cerimônia, que também contou com a presença de membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável do Estado do Rio de Janeiro, o cantor Raimundo Fagner, conselheiros do Y20, dos Jogos Indígenas, consultores internacionais de sustentabilidade, além de outros renomados indivíduos e instituições que apoiam a causa.

PUBLICIDADE

“Nós falamos bastante sobre como utilizar o poder do futebol para proteger o que amamos. E essa é uma narrativa sobre engajar as pessoas através da paixão. Temos pessoas aqui que fazem diferença na ponta porque acreditam, porque são apaixonadas pelo esporte e pelo planeta. Engajar, unir… estamos aqui para unir forças. E no Brasil não há paixão maior do que o futebol. Não apenas no Brasil, mas no mundo.”, declara Ricardo Calçado, Diretor do Terra F.C.

E ele conclui: “Está ocorrendo, a contagem do tempo está rolando. Quando nos deparamos com notícias como as de que a FIFA foi compelida a inserir parada técnica para hidratação nos jogos, quando vemos jogadores sofrendo com o calor durante 90 minutos, nós estamos perdendo essa partida. Está se agravando, está cada vez mais impactando as partidas. Nossas rivalidades podem e devem continuar existindo de forma saudável dentro de campo, mas para isso precisamos estar juntos na luta contra a mudança climática fora dele. Este é o nosso grande oponente. É a luta contra a questão do clima, do meio ambiente. Porque se o planeta acaba, o futebol também acaba. Simples assim”.

Chamados ao palco após a explicação sobre a campanha, que contou também com a participação de Eric Levine, da Count Us In, e Marcos Botelho, da Onda Solidária, ambos também Diretores do Terra F.C., convidados e representantes dos clubes cariocas assinaram a camisa oficial do projeto como um gesto de comprometimento com as futuras ações a serem implementadas, incluindo a organização de jogos verdes em todo o Brasil; a criação de campanhas de conscientização sobre as mudanças climáticas; e a articulação por políticas públicas para um futuro mais sustentável.

“É um evento que eu aguardava há muito tempo, e eu considero um passo inicial muito significativo (…) nada mais perfeito do que unir futebol com sustentabilidade. Independentemente do time que a pessoa torça, ele mobiliza muitos torcedores. E torcedor é estádio, é esporte. Tudo isso junto com sustentabilidade tem tudo a ver, e eu não sei por que ninguém pensou nisso antes. Ele (Ricardo) carregando essa força que ele tem de conduzir todo mundo na mesma direção, eu tenho a sensação de que a coisa vai dar muito certo e nós do Flamengo estamos contando com isso. Eu acho que a Nação vai aceitar”, declara Angela Landim, Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, que finaliza:

“No Flamengo hoje nós já realizamos algumas ações nesse sentido. Nossa abordagem é mais de cuidar do planeta, de cuidar de resíduos, reutilizá-los. E nosso estádio novo já tem na concepção dele uma área totalmente de sustentabilidade também, que é a parte da água, do reúso, a questão da energia solar, tudo isso. Mas essa coisa que ele carrega, que é envolver o torcedor, eu acho que vai ser fantástico e a Nação vai abraçar. Golaço!”.

Pensando na Juventude – Presença dos atletas de base dos clubes

Além de coordenadores e representantes dos departamentos de responsabilidade social dos clubes, atletas de base também tiveram a oportunidade de se engajar no evento, desafiados a refletir sobre suas carreiras daqui a alguns anos.

“Para mim é um prazer estar aqui representando o Botafogo, a gente deve sempre pensar em proteger nosso futuro e nosso planeta, e é muito importante a gente estar aqui e se unir para fazermos boas ações, práticas boas, porque sem nosso planeta a gente não tem o futebol”, declara o atleta Sub-17 do Botafogo Henrique Simeone, que esteve ao lado de seu companheiro de time Ryan Félix no momento da assinatura da


Receba as notícias do Vasco antes da torcida

Resumo diário com as principais notícias do Gigante da Colina. Sem spam.